A Indonésia se tornou o primeiro país muçulmano a acolher a Jornada da Juventude Asiática (AYD, na sigla em inglês), o maior evento regional de jovens católicos organizado pela Igreja nesta parte do mundo.

A sétima edição deste evento acontece de 30 de julho até 6 de agosto na cidade de Yogyakarta. A Indonésia é o maior país de maioria muçulmana. De seus 260 milhões de habitantes, menos de 8 milhões são católicos.

Sob o lema “Joyful Asian Youth: Living the Gospel in Multicultural Asia” (Juventude alegre asiática: Viver o Evangelho na Ásia multicultural!”), a Jornada reuniu cerca de dois mil participantes provenientes de 24 países asiáticos como China, Paquistão, Mongólia e Filipinas.

Este encontro aconteceu pela primeira vez na Tailândia em 1999e reuniu cerca de 500 jovens católicos. Desde então, é realizado a cada três anos em diversos países da região.

Nesta ocasião, participam os 37 bispos da Indonésia e alguns provenientes do exterior.

“Nossa esperança é que, ao regressar deste evento, os jovens possam defender a alegria do Evangelho em seus ambiente cotidianos e que influenciem positivamente em todos os demais”, expressou o Bispo de Ketapang, Dom Pius Riana Prapdi.

Dom Prapdi assinalou que também se espera que, após esta jornada, “os jovens, ao seu modo, continuem com o compromisso de construir a paz e a unidade no mundo”.

“Gostaríamos que os jovens católicos pudessem se aprofundar em sua fé de uma maneira mais alegre e positiva, para ser mais corajosos ao iniciar uma boa relação com os outros e que incrementem sua vontade e capacidade de diálogo com os jovens de todas as religiões na Ásia”, acrescentou.

Através de um comunicado, a AYD assinalou que, de 30 de julho a 2 de agosto, os jovens participam de um programa chamado “Dias nas Dioceses”, quando conhecem mais sobre a cultura e o estilo de vida na Indonésia.

De 2 a 6 de agosto, realizarão os eventos centrais com as Missas, espaços de reflexão e festivais.

O presidente do comitê da AYD, Pe. Johannes Dwi Harsanto, indicou que também haverá um espaço onde os jovens muçulmanos compartilharão com os participantes suas vivências no país.

“Através do encontro dos jovens católicos e muçulmanos, todos os participantes não só poderão conhecer mais sobre o islã na Indonésia, como também saberão como viver em harmonia”, expressou Pe. Harsanto.

O sacerdote acrescentou que se espera que participem da cerimônia de abertura cerca de 20 mil jovens provenientes da ilha indonésia de Java e de outras partes do país. Esta acontecerá no dia 2 de agosto no Convention Hall de Yogyakarta. A cerimônia de encerramento acontecerá no campo da academia indonésia de aviação.

Confira também: