O Papa Francisco aceitou a renúncia do Cardeal John Tong Hon como Bispo de Hong Kong e nomeou para o seu lugar Dom Michael Yeung Ming-cheung, até então Bispo coadjutor da mesma diocese.

A Diocese de Hong Kong é chave nas relações entre o governo da República Popular da China e a Santa Sé, embora a primeira siga sem querer estabelecer relações diplomáticas com o Vaticano.

Dom Michael Yeung Ming-cheung tinha sido nomeado Bispo Coadjutor (ou seja, com direito à sucessão) de Hong Kong em novembro de 2016.

Nasceu em 1945 e foi ordenado sacerdote em 1978. Estudou em Roma de 1971 a 1978, especializando-se entre 1989 e 1990 na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Depois, fez o mesmo na Universidade Católica da Austrália.

Antes de ser nomeado Bispo, trabalhou na Cáritas de Hong Kong e de todo o continente asiático.

Em 11 de julho de 2014, o Papa Francisco o nomeou Bispo Auxiliar desta diocese. Foi consagrado pelo Cardeal Tong Hon junto com o Cardeal Zen e o Arcebispo Savio Hon Tai Fai, Secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos.

Na China, a Igreja Católica é perseguida e os fiéis desse país se encontram com numerosos problemas para viver sua fé. O governo comunista do país criou a chamada Igreja oficial que é controlado pelo próprio e inclusive ordena Bispos sem o consentimento de Roma. Por outro lado, a Igreja fiel a Roma é chamada de “subterrânea”.

Confira também: