Graças a um projeto fotográfico de grande envergadura, os amantes da arte já podem desfrutar com maior nitidez dos detalhes dos afrescos que decoram o interior da Capela Sistina e que são quase impossíveis de perceber com um simples olhar.

A editora italiana Scripta Maneant, que difunde livros sobre arte, em colaboração com os Museus Vaticanos, publicou três volumes intitulados ‘A Capela Sistina – a obra editorial definitiva’, que contém 270 mil fotografias que mostram os detalhes de todos os afrescos deste templo.

Durante cinco anos, os fotógrafos italianos Carlo Vannini e Gabriele Ghigo Roli capturaram durante as noites os 2500metros quadrados que os afrescos ocupam e os 540 metros quadrados do solo.

Para tirar as fotografias, Vannini e Ghigo Roli tiveram que utilizar andaimes e cavaletes de grande tamanho e equipamentos fotográficos de alta qualidade.

Cada livro desta coleção mede 43 centímetros de largura e 61 centímetros de altura e contém textos em inglês e italiano. A impressão demorou doze meses.

A aquisição desses três volumes está destinada a colecionadores, bibliotecas e instituições. Foram impressos apenas 1.999 cópias, cujo preço é de 12 mil euros (13 mil dólares, aproximadamente).

A coleção ‘A Capela Sistina – a obra editorial definitiva’ foi apresentada no último mês de fevereiro nos Museus Vaticanos e em maio na Galleria Parmeggiani, localizada na cidade de Reggio Emilia, no norte da Itália.

O diretor dos Museus Vaticanos e curador desses três volumes, Antonio Paloucci, expressou à agência ANSA que “quem entra pela primeira vez na Capela Sistina sente como um golpe no coração”.

Afirmou que “este é um lugar especial onde se respira a história e o mistério da sacralidade” e disse que “a maior parte dos visitantes não pode captar a complexidade extraordinária em poucos minutos”.

“É por isso que esses três volumes publicados são realmente importantes para olhar e voltar a olhar as imagens, que revelam detalhes inéditos e particulares”, destacou Paloucci.

O responsável pelo escritório gráfico da editora Scripta Maneant, Gianni Grandi, indicou que “desde o início até o fim houve muitas dificuldades, mas o progresso da tecnologia digital conseguiu que fosse realizado um sonho”.

A rede de notícias BBC afirmou que a Capela Sistina recebe cerca de 20 mil pessoas por dia e indicou que a última vez que foram feitas fotografias de todo o interior do lugar foi entre 1980 e 1994.

Neste local se reúnem os cardeais eleitores quando devem eleger o novo Sucessor de Pedro.

A Capela Sistina foi construída a pedido do Papa Sisto IV, de quem tomou o nome. O artista italiano Michelangelo Buonarroti pintou o teto de 1508 a 1512, a pedido do Papa Júlio III. Entre os anos 1536 e 1541, Michelangelo pintou o Juízo Final na parede do altar para o Papa Paulo III.

Confira também: