No marco da comemoração do centenário das aparições de Mãe de Deus aos três pastorinhos na Cova da Iria, em Portugal, uma imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima irá percorrer durante 2 meses 12 dioceses da Coreia do Sul, quando os fiéis pediram pela paz na península coreana.

A iniciativa é uma ação conjunta entre o Apostolado Mundial de Fátima na Coreia do Sul e a igreja católica local. Acontecerá de 22 de agosto a 13 de outubro, data que recorda a última aparição da Virgem aos pastorinhos, quando aconteceu o milagre do sol.

Em uma carta enviada a Santuário de Fátima, os organizadores dessa peregrinação da imagem assinalam que “a península coreana precisa da intercessão e do cuidado maternal da Santíssima Virgem Mãe de Deus”.

“Acreditamos que Nossa Senhora de Fátima dará a verdadeira paz à península coreana e levará o amor de Deus aos corações das pessoas pela sua presença neste momento difícil para o país”, acrescenta o Apostolado Mundial de Fátima na Coreia do Sul.

Recordam ainda que a Coreia do Sul “foi dedicada a Nossa Senhora em 1841, quando a Santíssima Virgem Maria da Imaculada Conceição se tornou padroeira” do país.

Além disso, os sul coreanos acreditam que a “força da intercessão da Virgem” colaborou no processo de independência do país, pois “não se trata de uma simples coincidência o fato do dia 15 de agosto, a Festa da Assunção, ter sido o dia em que a República da Coreia foi libertada da colonização japonesa”.

Nesse sentido, solicitaram ao Santuário de Fátima a visita da imagem peregrina neste ano do centenário das aparições, “na esperança de outro milagre para o país”.

“Crendo que Nossa Senhora do Rosário de Fátima trará paz, esperamos que a chegada da imagem da Virgem Peregrina ofereça a presença poderosa de Deus e o cuidado maternal de Nossa Senhora ao país e ao povo que sofre” devido a questões de política interna e também externa, problemas e tensões que se têm intensificado nos últimos meses desde que há uma nova liderança na vizinha Coreia do Norte.

Será justamente perto da fronteira entre Coreia do Sul e Coreia do Norte que acontecerá a primeira celebração com a presença da imagem peregrina, no Santuário da Paz de Fátima, onde haverá uma Missa e uma novena.

Logo após, a imagem percorrerá dioceses, acompanhada por um sacerdote, dois voluntários e duas religiosas da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria.

Em outubro, serão realizados vários eventos ao longo de treze dias, para recordar o fato de que as aparições da Virgem Maria aconteceram no 13º dia de cada mês entre maio e outubro de 1917. Até que no dia 13 de outubro, acontecerá o evento final, o “Festival para o Centenário da Aparição de Nossa Senhora de Fátima”, em Busan, sede do Apostolado Mundial de Fátima na Coreia.

Virgem de Fátima visita regiões em dificuldades

A Coreia não é o único país a receber a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima neste ano do centenário das aparições. Conforme assinala o site do Santuário mariano em Portugal, são vários os deslocamentos da imagem, “concretamente, para zonas em dificuldades”.

Entre estas se encontra a Venezuela, país que vem enfrentando uma grave crise política e econômica, onde a imagem peregrina da Virgem de Fátima chegou em abril deste ano e permanecerá até novembro.

Esta visita, segundo o Santuário de Fátima, deveria durar até o dia 31 de outubro, porém, o reitor do santuário de Maracay, Pe. Luis Martínez, solicitou que fique até a Solenidade de Cristo Rei, em 26 de novembro.

Em uma carta enviada ao Santuário, Pe. Martínez explica que “o alcance e o interesse” que a presença da imagem está gerando “é um sinal de esperança para todos os que vivemos neste país”.

O sacerdote recordou a “crise dramática” que a Venezuela enfrenta, com “a falta de norte de um governo que abriu e escraviza esta nação; a falta de segurança , de bens essenciais como medicamentos ou o desrespeito pelos mais elementares direitos de cidadania”.

De acordo com ele “muitos encontram no rosto belo da imagem, e perante a certeza de que no fim o Imaculado Coração de Nossa Senhora triunfará e será o caminho e o refúgio até Deus, a esperança e o consolo para levar a vida por diante”.

Outras imagens peregrinas da Virgem de Fátima visitam países como Brasil, França, Holanda, Angola, República Tcheca, Luxemburgo, em um total de 14 destinos, além dos deslocamentos internos nas dioceses portuguesas.

Confira também:

Mais em