A Conferência Episcopal da Colômbia (CEC) lamentou o conteúdo do canal televisivo colombiano Teleamiga, que assegura ter inspiração católica, mas ataca o Papa Francisco, e exortou sacerdotes, religiosos e leigos a parar com o apoio que dão a sua programação.

Em um comunicado publicado no dia 25 de julho, a CEC assinalou que “o casal Teleamiga não representa nem reflete o ensinamento da Igreja católica; portanto, não pode autodenominar-se ‘canal católico’”.

“Fundamentados no Direito Canônico, assinalamos que, ao rechaçar a sujeição ao Papa e ao ferir gravemente a comunhão da Igreja, incorre-se em um cisma e induz outras pessoas a cair nele”, assinalaram os bispos.

O comunicado é assinado por Dom Óscar Urbina Ortega, Arcebispo de Villavicencio e presidente da Conferência Episcopal; Dom Ricardo Tobón Restrepo, Arcebispo de Medellín e vice-presidente da Conferência; e Dom Elkin Fernando Álvarez Botero, Bispo auxiliar de Medellín e secretário-geral da Conferência Episcopal Colombiana.

Os bispos da Colômbia lamentaram as mensagens divulgadas pelo canal colombiano, em especial pelo programa ‘Um Café com Galat’, protagonizado pelo fundador e diretor de Teleamiga, José Galat.

A CEC assinalou que “nos dói que o mencionado programa, com argumentos superficiais e nocivos, pretenda semear no povo crente atitudes de distanciamento e de dúvida frente à validade do Pontificado do Papa Francisco”.

“É fundamento da fé católica o amor e a adesão ao legítimo Sucessor do Apóstolo Pedro, hoje o Papa Francisco. Os bispos renovamos de coração nossa união ao Santo Padre e acolhemos com filial disposição seu Magistério e seu pastoreio”, indicaram os Prelados.

Além disso, os bispos da Colômbia recordaram que “ao longo dos anos” buscaram “a via do diálogo”.

“Entretanto, não foi possível uma aproximação serena e fecunda, nem se deu uma mudança de atitude”.

Diante da atitude do canal televisivo, assinalaram, “pedimos aos que participam em outros espaços do canal, ainda com a intenção de servir à evangelização, que deixe essa colaboração pela confusão que suscita no povo crente, dada a linha de pensamento falsa e daninha que Teleamiga assumiu”.

“De modo particular, exortamos sacerdotes e religiosos a parar com todo tipo de apoio ao canal, pois fazê-lo reveste uma gravidade maior dada sua vocação e constitui uma evidente desobediência à Igreja”.

Os bispos sublinharam que “é um absoluto contrassenso que o canal Teleamiga siga transmitindo a celebração da Eucaristia e que se tenha o Santíssimo Sacramento em suas instalações”.

“Aos fiéis que sintonizam o canal Teleamiga com o correto desejo de encontrar alimento para sua fé, convidamos a discernir sob a luz do Espírito Santo os conteúdos que recebem, a se opor àquilo que os afasta da unidade com o Papa e com a Igreja, enfim, a abster-se de ver esses programas e a recorrer a outros meios que asseguram o cuidado da sã doutrina católica e a sintonia com o Magistério da Igreja”, incentivaram.

A CEC indicou também que é falso “que a Conferência Episcopal da Colômbia tenha instaurado alguma ação diante da Autoridade Nacional de Televisão (ANTV) com a intenção de que retire o canal Teleamiga do ar”.

Ao finalizar seu comunicado, os bispos incentivaram que este caso seja “um chamado para que o povo católico colombiano, como uma só família, se empenhe seriamente em formar-se em sua fé e se prepare para receber com alegria e proveito o Papa Francisco em sua próxima visita a nossa nação, acolha-o como Pai e escute-o com docilidade de coração”.

Confira também: