Através da Penitenciária Apostólica, o Papa Francisco concedeu um Ano Jubilar às Irmãs Clarissas de Soria (Espanha), o qual será inaugurado no dia 11 de agosto durante a festa litúrgica de Santa Clara de Assis e seguirá até a mesma data do próximo ano.

Segundo informou a Diocese de Osma-Soria, o Santo Padre concedeu este Ano Jubilar “por ocasião dos 75 anos da exposição permanente de Jesus Eucarístico na igreja do mosteiro de Santo Domingo (...) onde se poderá obter indulgência plenária”.

O Ano Jubilar será inaugurado com uma Missa presidida pelo Bispo de Osma-Soria, Dom Abilio Martínez Varea, às 19h30. O Prelado nomeou Pe. Rubén Tejedor Montón como delegado episcopal para que organize e coordene os atos que serão realizados durante estes doze meses.

A diocese espanhola explicou que com a celebração deste Ano Jubilar, pretende-se que os fiéis “se aprofundem na fé e busquem uma maior aproximação aos sacramentos, especialmente o da Reconciliação e a Eucaristia”.

“Além disso, durante o Ano Jubilar, se poderá obter indulgência plenária peregrinando à igreja de Santo Domingo de Soria, rezando ali diante de Cristo Eucaristia, e cumprindo as condições usuais de confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelas intenções do Sumo Pontífice”, recordou.

A iniciativa de ter o Santíssimo Sacramento exposto permanentemente nasceu da então abadessa da comunidade das Irmãs Pobres de Santa Clara e hoje Venerável Madre Clara Sánchez de la Concepición.

“Em muita precariedade e pobreza, depois de ter superado inumeráveis dificuldades, Madre Clara recebeu a permissão da Diocese para a exposição permanente do Santíssimo”, relatou a Diocese.

Assim, em 11 de agosto de 1942, “foi inaugurada a exposição permanente e, desde então, a Comunidade de Clarissas, os fiéis sorianos e muitos visitantes da cidade que conhecem e amam este solene culto à Eucaristia, ‘se aproximam de nossa igreja de Santo Domingo para descansar em adoração a Jesus Sacramentado’”. A igreja fica aberta das 7h às 19h.

Aproveitando este 75º aniversário, “a comunidade de Clarissas desejamos estender e fomentar a adoração e o amor a Jesus Sacramentado e atrair muitas almas a Ele para que possam gozar e se enriquecer da graça jubilar”, explicaram as religiosas.

“Nós nos alegramos nos ideais deixados pela Madre Clara, declarada Venerável em 3 de abril de 2014; ela viveu neste convento desde 1922 até 1973, ano em que faleceu repentinamente, e o Espírito Santo infundiu nela um amor ardente por Jesus Eucarístico e por voltar às fontes do carisma clariano”, expressaram.

Confira também: