Neste ano, foram ordenados na Igreja da Escócia 12 novos sacerdotes, o maior número de vocações em 20 anos, o que foi considerado uma grande notícia depois que, em 2008, não houve nenhuma vocação.

“É uma grande notícia ver o maior número de ordenações sacerdotais em mais de duas décadas. Além disso, parece haver um aumento geral no número de pessoas que se aproximam dos nossos responsáveis pelas vocações para entrar no seminário”, assinalou no dia 7 de junho ao ‘Scottish Catholic Observer’ o Bispo de Paisley e presidente da iniciativa promotora de vocações ‘Priest for Scotland’, Dom John Keenan.

De 1997 a 2017, aproximadamente 5 sacerdotes foram ordenados por ano e, em 2008, não houve nenhuma ordenação.

O Prelado agradeceu a todos os paroquianos que “rezaram fielmente em seus grupos diários do Terço pelas vocações ao longo de todos esses anos e que agora têm a alegria de ver Deus responder a suas orações”.

Além disso, assinalou que os responsáveis pelas vocações da Escócia merecem elogios pelas suas “novas ideias através das redes sociais, reuniões mensais e similares, a fim de ajudar a identificar e acompanhar aqueles que sentem que Deus os chama”.

Por outro lado, anunciou que a Igreja está acolhendo “um número crescente de mulheres com um novo interesse na vida religiosa para atender às necessidades dos marginalizados ou excluídos na nossa sociedade”.

“O que é cada vez mais claro, para todos nós, é que o nosso país precisa de líderes espirituais para assumir e guiar os nossos líderes políticos”, disse Dom Keenan.

Finalmente, disse que “ainda é necessário fazer muitas coisas para restaurar a força do cristianismo na Escócia, cuja ausência está no coração das nossas angústias mais recentes e desconcertantes; e há uma sensação de que Deus está escolhendo apenas alguns líderes para esta tarefa de nosso tempo”.

Nos últimos dez dias, foram ordenados quatro sacerdotes e outros cinco serão ordenados ainda este ano.

Confira também: