A Conferência Episcopal da Colômbia (CEC) elaborou um programa que servirá para preparar os jovens para a visita do Papa Francisco ao seu país entre os dias 6 e 11 de setembro deste ano.

De acordo com a CEC, os autores do programa esperam que os jovens “avivem a sua experiência de fé, como batizados, e fortaleçam a experiência de ser discípulos e missionários de Jesus, para que assim possam contribuir na mudança integral deste país”.

O material da cartilha “Demos o primeiro passo para a Paz. Antes e depois da visita do Papa Francisco” inclui dez oficinas sobre valores. Estes podem ser desenvolvidos em paróquias, comunidades ou nas casas.

Este folheto está disponível na biblioteca do Episcopado e também nas livrarias das editoras São Paulo e Paulinas. O texto custa cinco mil pesos, cerca de 1,7 dólares.

O material serve para preparar os jovens que querem participar do encontro com o Santo Padre no dia 7 de setembro.

O encontro do Papa com jovens colombianos

No dia 7 de setembro, às 10h50, da varanda do Palácio Cardinalício, o Papa Francisco saudará cerca de 22 mil jovens que estarão reunidos na Praça de Bolívar, na cidade de Bogotá.

O responsável pela organização deste encontro de jovens com o Santo Padre, Pe. Carlos Jiménez, disse ao Grupo ACI que o Papa Francisco entrará na praça no papamóvel e percorrerá o local.

Em seguida, irá se dirigir à Catedral Primaz da Colômbia, onde deixará um arranjo de flores diante da imagem de Nossa Senhora de Chiquinquirá, padroeira do país.

Depois, irá se dirigir ao palácio do arcebispo, onde se reunirá brevemente com os bispos e, da varanda, “esperamos uma mensagem e uma bênção de Sua Santidade para todos os jovens na praça”.

Pe. Jimenez explicou que para esta atividade realizou um convite em todas as dioceses e aos movimentos apostólicos relacionados às universidades e escolas.

O sacerdote esclareceu que “este convite não foi aberto ao público” e que há uma série de condições para a participação deste encontro.

A condição principal é que esses jovens participem de uma série de jornadas de preparação que serão realizadas em cada diocese e que têm um limite de participantes. No final destes encontros, entregarão o bilhete para o encontro com o Pontífice.

Entre os temas que serão discutidos, falarão sobre o papel dos jovens na Igreja Católica, explicarão quem é o Papa Francisco e o que ele faz e falarão sobre a importância de dar testemunho de Jesus na vida cotidiana.

“Se um jovem de repente quiser participar deste encontro, acontecerá a mesma coisa que em qualquer evento público: se você não pegou o seu ingresso ou não se inscreveu com antecedência, não poderá participar”, indicou.

Do mesmo modo, Pe. Jimenez comentou que os jovens prepararão uma coreografia para saudar o Papa Francisco, que estará assistindo da varanda.

Confira também: