Depois da Missa celebrada por ocasião da Solenidade de São Pedro e São Paulo, o Papa Francisco presidiu a oração do Ângelus da janela do Palácio Apostólico e recordou que Deus sempre “caminha conosco”.

“Os Padres da Igreja amavam comparar os Santos Apóstolos Pedro e Paulo a duas colunas, sobre as quais se apoia a construção visível da Igreja”, explicou o Papa sobre os dois padroeiros de Roma.

“Eles sigilaram com o próprio sangue o testemunho de Cristo com a pregação e o serviço à comunidade cristã nascente”.

Francisco recordou como as leituras do dia evidenciam este testemunho, “as leituras bíblicas da liturgia de hoje, que indicam o motivo pelo qual a sua fé, confessada e anunciada, foi coroada com a prova suprema do martírio”.

O martírio de Pedro e Paulo “revela o caminho comum de dois apóstolos, os quais foram enviados por Jesus a anunciar o Evangelho em ambientes difíceis e em alguns casos hostis”.

Francisco também afirmou que ambos “nos mostram e nos dizem, hoje, que o Senhor está sempre ao nosso lado, caminha conosco, nunca nos abandona. Especialmente no momento da provação, Deus nos estende a mão, nos ajuda e nos liberta das ameaças dos inimigos”.

“Mas recordemos que o nosso verdadeiro inimigo é o pecado, e o maligno nos empurra para isso. Quando nos reconciliamos com Deus, especialmente no Sacramento da Penitência, recebemos a graça do perdão, somos libertados dos vínculos do mal e aliviados do peso dos nossos erros”.

O Santo Padre se despediu saudando os novos cardeais e pediu que “bondade e a graça de Deus sustente todo o povo romano para que viva em fraternidade e concórdia, fazendo resplandecer a fé cristã, testemunhada com coragem pelos Santos Apóstolos Pedro e Paulo”.

Confira também: