O Papa Emérito Bento XVI completa hoje 40 anos de ter sido criado Cardeal pelo Beato Papa Paulo VI em 27 de junho de 1977.

O Papa Emérito tinha 50 anos quando foi criado Cardeal e há alguns meses estava servido como Arcebispo de Munique e Freising, na Alemanha.

Em novembro de 1981, o Papa São João Paulo II o nomeou Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, onde serviu durante aproximadamente 25 anos até que foi eleito sucessor de São Pedro, no conclave de abril de 2005.

Depois de 8 anos como Pastor Universal da Igreja, renunciou em fevereiro de 2013. Desde então, vive rezando e estudando no mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano.

Há quase um ano, no final de junho de 2016, ao voltar da sua viagem à Armênia, o Papa Francisco respondeu a uma pergunta no voo de regresso a Roma se na Igreja existem dois Papas.

O Santo Padre explicou que Bento XVI disse claramente “que se retirava para ajudar a Igreja com a oração. E Bento está no mosteiro, rezando. Fui visitá-lo muitas vezes, ou por telefone”.

“E uma vez – não uma vez: muitas vezes – eu disse que é uma graça ter em casa o avô sábio”.

“Também pessoalmente eu o disse, e ele ri. Mas ele, para mim, é o Papa emérito, é o avô sábio, é o homem que me cobre as costas com a sua oração”, disse Francisco.

O Pontífice também recordou que já agradeceu a Bento XVI “por abrir a porta aos Papas Eméritos”.

Confira também: