A Santa Sé anunciou a nomeação do professor Joachim Von Braun como presidente da Pontifícia Academia das Ciências.

O professor Braun, nomeado pelo Papa Francisco para esta responsabilidade, é professor Ordinário de Economia e Inovação Tecnológica e Diretor do Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento na Universidade de Bonn, na Alemanha.

O novo presidente da Pontifícia Academia das Ciências nasceu em 10 de julho de 1950, em Brakel, Alemanha. Estudou Ciências Agrárias na Universidade de Bonn, continuou estudando até obter o Doutorado e o título de Professor Ordinário em Economia Agrária da Universidade de Göttingen.

Ensinou na Universidade de Kiel e de Bonn. As suas publicações estudam o desenvolvimento econômico internacional, a economia dos recursos humanos, a pobreza, a política agrícola, a política de inovação científica e tecnológica e o comércio internacional.

É considerado um dos principais especialistas nos problemas ligados à fome, à desnutrição e às políticas relacionadas com a sua solução. Foi Diretor Geral do International Food Policy Research Institute, com sede em Washington DC, entre 2002 e 2009. Durante muitos anos, desenvolveu a pesquisa e consultoria política econômica em vários países da África e da Ásia.

É presidente do Conselho de Bio Economia do governo alemão e de diferentes conselhos consultivos internacionais e europeus. Foi relator no Fórum Econômico Mundial de Davos e participou de uma série de conferências internacionais promovidas pelas Nações Unidas e outras conferências científicas internacionais.

Entre 2000 e 2003, foi presidente da Associação Internacional de Economistas Agrícolas. É Membro da Academia Nacional Alemã de Ciências e Engenharia, da Academia de Artes e de Ciências da região da Renânia do Norte-Vestefália e da Associação Americana para o Desenvolvimento das Ciências. É Acadêmico Pontifício desde 2012.

Confira também: