Em uma coletiva de imprensa na manhã de ontem realizada na sede da Conferência Episcopal Peruana (CEP) em Lima, foi confirmado que o Papa Francisco visitará o Peru entre os dias 18 e 21 de janeiro de 2018.

Francisco visitará as cidades de Lima, capital do Peru, Puerto Maldonado, na selva peruana, e Trujillo, ao norte do país.

O Arcebispo de Trujillo e primeiro vice-presidente da CEP, Dom Miguel Cabrejos, destacou que a visita do Santo Padre ao país é “apostólica” e “pastoral” e assinalou que “vai exigir de cada um de nós uma adequada preparação espiritual”.

Dom Cabrejos explicou que a visita a Puerto Maldonado, capital da região Madre de Dios, na selva peruana, “é como símbolo dos povos nativos, dos povos amazônicos”.

Esta cidade, indicou, “está muito longe de Lima, a capital do país. Há um problemática grande neste local. Mas também há o tema da ecologia, da Amazônia, além disso, como todos sabem publicou a encíclica Laudato Si”, sobre o cuidado da criação.

Puerto Maldonado tem uma população de aproximadamente 92 mil pessoas, é considerada a “capital da biodiversidade” do Peru e está localizada perto da fronteira com a Bolívia e com o Brasil.

Apesar da biodiversidade da região, com importantes reservas naturais como o Parque Nacional do Manu e da grande quantidade de povos indígenas, Madre de Dios sofre o flagelo da mineração ilegal, do contrabando e do tráfico de drogas.

Segundo Dom David Martínez de Aguirre Guinea, Bispo do Vicariato de Puerto Maldonado, a visita do Papa é “uma oportunidade única para despertar e reavivar a nossa vida de seguidores de Cristo. Um grande incentivo para assumir a nossa identidade amazônica e responder a partir do Evangelho ao grito da terra e ao grito dos pobres, assim como nos diz o Papa na Encíclica Laudato Si”.

O Prelado afirma que o fato de que “o Papa queira nos visitar em nossa casa, nos escutar e conversar conosco, é um grande incentivo para nos tornar conscientes de que nós também somos importantes no projeto da Casa Comum”.

Trujillo, capital da região de La Libertad, com aproximadamente um milhão de habitantes, localizada ao norte do Peru, foi severamente atingida pelo fenômeno El Niño Costero no início deste ano.

De acordo com o governo regional de La Libertad, esta região do país foi a mais afetada pelas chuvas e inundações ocorridas nos primeiros meses deste ano no litoral norte e na região central do país. A nível nacional, mais de 100 pessoas faleceram devido a El Niño Costero.

Em La Libertad, de acordo com um relatório oficial, cerca de 48 mil famílias foram afetadas e mais de 8 mil “perderam tudo”.

Uma das devoções mais importantes em Trujillo é a Virgem de la Puerta, em Otuzco.

Lima, a capital do país, foi desde a sua fundação o centro do Vice-Reino do Peru durante o período colonial, que abrangia os atuais países do Peru, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Panamá e parte do Brasil.

A cidade de Lima foi fundada em 18 de janeiro com o nome “La Ciudad de los Reyes” (A Cidade dos Reis), acredita-se que fazia menção aos Reis Magos que adoraram Jesus no presépio.

Nesta cidade viveu Santa Rosa, a primeira santa da América; Santo Toribio de Mogrovejo, segundo Arcebispo de Lima; São Martinho de Lima o primeiro santo negro da América; São João Macías e São Francisco Solano.

Atualmente, vivem em Lima cerca de 10 milhões de pessoas, aproximadamente um terço da população total do Peru.

Dom José Antonio Eguren, Arcebispo Metropolitano de Piura e Tumbes, região norte do país também atingida por El Niño Costero, garantiu que a notícia da viagem do Papa “enche de alegria todo o povo católico peruano”.

“Sem dúvida, a presença do Santo Padre entre nós nos impulsionará na missão da Nova Evangelização e a construir um país mais justo, reconciliado e misericordioso”, expressou e ao mesmo tempo encorajou os fiéis a “rezar pelos frutos da próxima visita do nosso querido Papa Francisco ao Peru”.

Confira também:

Mais em