O Arcebispo de Westminster, na Inglaterra, Cardeal Vincent Nichols, lamentou o atentado provocado perto de uma mesquita na capital inglesa e encorajou todos a repudiar o ódio e a violência.

O Purpurado inglês ofereceu suas orações pelas vítimas do atentado ocorrido na madrugada de ontem madrugada em Londres, onde uma van colidiu contra um grupo de muçulmanos que estavam saindo da mesquita de Finsbury Park.

O veículo, dirigido pelo britânico Darren Osborne, de 47 anos, provocou a morte de uma pessoa e cerca de dez pessoas ficaram feridas, entre eles, dois estão em estado crítico.

Depois do acidente, Osborne deixou o veículo gritando: “Eu quero matar muçulmanos”. Em seguida, o homem foi preso.

A respeito deste ataque, o Cardeal Nichols disse que se sente “unido às pessoas de todo o país, afetado por este ataque deliberado contra pessoas que tinham realizado suas orações da noite, no final do seu dia de jejum”.

“Ofereci as minhas orações e apoio aos líderes da mesquita e ao Centro Muçulmano de Assistência Social”, acrescentou.

“A violência gera violência. O ódio gera ódio. Cada um de nós deve repudiar o ódio e a violência de nossas palavras e ações”.

Além disso, o Cardeal Nichols disse que “devemos ser construtores de entendimento, compaixão e paz, dia a dia, em nossas casas, em nossos trabalhos e em nossas comunidades. Essa é a única maneira”.

A mesquita de Finsbuy Park foi associada ao terrorismo islâmico no início do ano 2000. Abu Hamza al-Masri, seu imã entre 1997 e 2002, foi considerado culpado de incitar a violência. Em seguida, foi extraditado aos Estados Unidos, onde foi acusado de terrorismo.

A mesquita foi fechada em 2003 e reaberta em 2005 com novos imãs que reverteram esta situação.

O Cardeal Nichols escreveu ao atual imã, Mohammed Kozbar, que destacou o “bom trabalho, para promover as relações fortes e boas com todas as pessoas em Finsbury Park. Que este bom trabalho continue e que a sua resolução seja reforçada nestes tempos difíceis”.

Confira também: