Neste ano, Pe. Matthew Keller, um apreciador dos carros clássicos, rifou um conversível Pontiac Firebird de 1969, que ele mesmo restaurou em uma oficina mecânica para apoiar os seminaristas da Diocese de Gallup, no Novo México (Estados Unidos).

O automóvel clássico, rifado pelo projeto diocesano para apoiar as vocações sacerdotais “V8s for Vocations” foi adquirido por Debbie Diaz Vazquez, da Cidade de Phoenix (Arizona), no sábado, 17 de junho.

“Obrigado a todos que participaram do sorteio e apoiaram o programa de restauração. 100% do dinheiro arrecadado será para ajudar aos homens que estão se formando para serem sacerdotes e para promover as vocações na diocese”, disse V8s for Vocations em um comunicado.

“Nosso programa de restauração de carros é um farol de luz em um lugar remoto e esquecido dos Estados Unidos. Este não é apenas um carro, é um símbolo gigante de esperança”, acrescentou.

Em 2016, o Pe. Keller remodelou e doou um Chevelle 1972, através do qual arrecadaram 140 mil dólares para os seminaristas da diocese que poderia ser considerada como um das mais pobre do país.

O sacerdote, ex-diretor de vocações e agora reitor da Sacred Heart Cathedral e vigário geral da Diocese de Gallup, assinalou recentemente que têm apenas entre 35 e 40 sacerdotes para 60 paróquias e que é necessário cerca de 30 mil dólares para os estudos de cada novo seminarista.

A ideia de V8s for Vocations nasceu em 2014, quando o Pe. Keller pensava em um projeto para a construção da comunidade para os seminaristas. Foi quando alguns amigos lhe sugeriram redescobrir o seu antigo hobby e que restaurasse um carro com eles.

“Na verdade, sou um homem muito apaixonado pelos carros. A ideia começou a girar em torno do que seria um edifício para a fraternidade, que era um projeto de formação humana. Então, essa ideia apareceu... Eu pensava ‘nossa, isto (o automóvel) seria uma grande forma de arrecadar dinheiro para o escritório de vocações”, disse o Pe. Keller ao Grupo ACI em novembro de 2015.

Quando o sacerdote era adolescente, trabalhou como mecânico junto com o seu pai e seu irmão. Ao entrar no seminário, vendeu o seu “hot rod” –um carro clássico modificado – e deixou para trás esse passatempo, sem pensar no que aconteceria alguns anos depois.

Com o início do projeto, lançado em junho de 2014, Pe. Keller junto com um grupo de seminaristas de Gallup restauraram o primeiro veículo, o qual havia sido encontrado por um dos seus amigos da escola.

“Era um Chevelle modelo ‘72 tipo esportivo. Encontramos um doador que o comprou imediatamente e nos deu a fim de que começássemos a trabalhar nele rapidamente”, indicou o Pe. Keller.

Com a ajuda de um equipamento doado, a garagem na parte de trás da Catedral do Sagrado Coração Catedral da diocese se tornou uma oficina mecânica, onde os seminaristas e outros apreciadores de carros que ofereceram a sua ajuda – católicos e não católicos –, ajudaram a modernizar o Chevelle.

Mas a arrecadação de fundos também foi uma lição pessoal: “Eu entrei ao seminário, pensando que devia deixar para trás esses passatempos. Mas havia uma razão por esses interesses e Deus o sabia”.

“Ele sabia que esses anos que passei no caminho dos automóveis, eu iria utilizá-los para construir o reino. Isso foi uma grande lição a fim de que eu não esqueça que Deus toma todos nossos dons, nossos talentos e nossos interesses e os utiliza”, assegurou o sacerdote.

Confira também: