A Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos disponibilizou aos jovens um questionário online para reunir dados para o trabalho de preparação da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos.

Segundo informa o site do Sínodo, disponível a partir desta quarta-feira, “o objetivo deste questionário, dirigido aos jovens de todo o mundo de 16 a 29 anos, é dar a oportunidade para eles serem ouvidos, expressarem-se e contarem quem são e o que querem que os outros saibam sobre eles”.

O próximo Sínodo dos Bispos, que tem como tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, será celebrado em outubro de 2018 e tentará estabelecer os pilares da atividade pastoral da Igreja com os jovens.

O documento Preparatório do Sínodo estabelece que a relação dos jovens com as novas tecnologias e a grande conectividade que caracteriza a sociedade onde crescem e se formam como pessoas será um dos principais eixos dos debates.

Entre outros temas, o questionário divulgado pela Santa Sé pergunta quais possibilidades os jovens de hoje têm para influenciar nas eleições públicas do seu país; se os jovens devem ter um papel ativo na política do país; que influência a família, os amigos, a escola, os meios de comunicação e a formação religiosa tiveram em seu crescimento pessoal.

Outras perguntas são: para que serve o estudo na escola, qual a idade certa para ter filhos; se querem ter filhos e quantos; o que pensam de deixar a casa dos pais e com que idade; se acreditam em algum tipo de religião; e que influência têm as redes sociais em suas vidas.

Confira também: