O Papa Francisco nomeou na terça-feira 45 membros ordinários da Pontifícia Academia para a Vida, entre os quais está o brasileiro Padre Aníbal Gil Lopes, especialista em Fisiologia, que atuou no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Os membros da Pontifícia Academia para a Vida, presidida pelo Arcebispo italiano Vincenzo Paglia, são eleitos pelo Papa Francisco entre especialistas de diferentes áreas científicas e sociais.

A Academia tem o objetivo da defesa e promoção do valor da vida humana e da dignidade da pessoa.

Nascido em 18 de julho de 1948, em Araraquara (SP), Pe. Aníbal Gil Lopes se graduou em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) em 1973, mesmo ano em que foi ordenado sacerdote.

Na USP também obteve o doutorado em Fisiologia de Órgãos e Sistemas, em 1976 e o grau de Livre Docente na mesma área, em 1988. Entre 1981 e 1984 realizou o pós-doutorado pela Yale University, nos Estados Unidos.

Iniciou sua carreira na Universidade de São Paulo em 1978, onde se tornou professor associado em 1988. Nesta instituição, foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Fisiologia e presidente da Comissão de Pós-graduação do Instituto de Ciências Biomédicas.

Entre 1993 e 2014, foi professor titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atuou como diretor do Instituto de Ciências Biomédicas e pró-reitor de Ensino de Graduação.

Atualmente, é professor titular e Coordenador do Curso de Medicina da UNICASTELO, em Fernandópolis (SP).

Conforme assinala seu perfil no site da Academia Nacional de Medicina, Pe. Aníbal foi membro do "Working Group on AIDS" da Caritas Internacionalis, no Vaticano, entre 1986 e 1994. Neste período, participou ativamente da organização de reuniões e simpósios sobre as diferentes implicações da Pandemia da AIDS tanto nas diferentes regiões brasileiras como na Europa, África, Ásia e Américas.

Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Renal, tendo desenvolvido diversos trabalhos nacionais e internacionais nesta área.

Pe. Aníbal Lopes é membro da Academia Nacional de Medicina, da Academia de Ciências Latino Americana, da Pontifícia Academia Pro Vita (Vaticano), da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Fides et Ratio, da Academia Europeia de Ciências Letras e Artes (Paris), da Academia Brasileira de Educação, da Academia das Ciências de Lisboa, da Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação, da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro e da Academia Brasileira de Medicina Militar.

Confira também: