Os jogadores da seleção nacional de futebol da Arábia Saudita não respeitaram o minuto de silêncio antes do jogo com a Austrália, com o qual recordaram as vítimas do atentado de Londres, perpetrado pelo Estado Islâmico no fim de semana.

Isto ocorreu na quinta-feira, 8 de junho, na cidade australiana de Adelaide, durante o jogo em que Austrália venceu a Arábia Saudita por 3 a 2, nas classificatórias para a Copa do Mundo Rússia 2018.

Enquanto os jogadores australianos permaneceram alinhados no meio do campo, os sauditas ignoraram o minuto de silêncio – que o estádio inteiro guardou – e começaram a se posicionar no campo.

A atitude dos jogadores da Arábia Saudita, um país majoritariamente muçulmano, foi vaiada pelos torcedores do estádio.

Entre as oito vítimas do ataque terrorista na Ponte de Londres havia duas mulheres australianas.

A Federação Australiana de Futebol, informa o jornal ‘El País’, explicou que havia feito um acordo com a Confederação Asiática e os responsáveis pela equipe da Arábia Saudita de que fariam um minuto de silêncio.

Entretanto, os porta-vozes da federação saudita disseram, logo após, que não se uniriam à expressão de luto, porque é algo que não faz parte da cultura deles.

Sobre a questão se faz ou não parte de sua cultura, nas redes sociais o jornal ‘Times of Oman’ publicou uma fotografia de 2015, no Campeonato Mundial de Handebol realizado em Doha, quando fizeram um minuto de silêncio pela morte do rei da Arábia Saudita, Abdullah bin Abdulaziz al-Saúd.

Os ataques terroristas em Londres ocorreram poucos dias depois do atentado em Manchester, no qual morreram 22 pessoas que estavam em um show da cantora norte-americana Ariana Grande.

O ataque em Manchester também foi reivindicado pelo Estado islâmico.

Confira também: