Um vídeo no qual o treinador lituano de basquete Sarunas Jasikevicius defende a liberação que deu a um dos seus jogadores, durante a semifinal, para ver o nascimento do seu filho, comoveu as redes sociais e se tornou viral.

Jasikevi?ius, ex-jogador do time de basquete F. C. Barcelona, ??atualmente é o técnico da equipe lituana Zalgiris Kaunas.

Durante uma recente coletiva de imprensa, um jornalista perguntou Jasikevicius pela ausência do jogador brasileiro Augusto Lima durante as eliminatórias “para estar presente durante o nascimento da sua filha”, na Espanha.

“Eu permiti que ele saísse”, explicou o treinador, que diante da insistência do jornalista perguntou: “Você tem filhos? Quando você tiver vai entender. É o máximo da experiência humana”.

“Quando você tiver seu primeiro filho você vai entender o que é a coisa mais importante nessa vida. Então você vem falar comigo. Nada pode ser mais majestoso nesse mundo do que o nascimento de uma criança. Acredite em mim, nem títulos nem qualquer outra coisa. Augusto Lima agora está no céu de tanta alegria e eu estou feliz por ele”, assegurou.

Salvo de um aborto

O que poucas pessoas sabem é que Jasikevicius, premiado em 2015 como uma lenda do basquete da Liga Europeia, quase foi abortado.

Rita Jasikevicius, mãe do treinador lituano, fez parte da seleção de handebol da União Soviética e ganhou a medalha de prata no mundial em 1975. Depois da vitória, disse ao seu treinador, Igor Turcin, que estava grávida.

Turcin disse que ela deveria abortar, pois pensava nos Jogos Olímpicos de Montreal em 1976. Sarunas Jasikevicius nasceu no dia 5 de marco de 1976.

Em uma entrevista ao jornal lituano ‘Kauno Dien’a, Rita recordou que “Turcin é o único homem que eu tinha medo. Quando dava uma ordem a alguma jogadora de handebol, ela sempre cumpria sem fazer perguntas”.

“As mulheres grávidas também lhe obedeciam, houve outras histórias assim, e nunca me perdoou por não ter abortado”, assinalou.

“Então segui a minha carreira e fui uma jogadora muito melhor, mas não podia voltar para a seleção”, disse, recordando que “brincava e dizia ao Sarunas quando ele era pequeno: ‘Você está me devendo alguns Jogos Olímpicos’. E quando ele cresceu, comprou ingressos para mim e para o seu pai para os Jogos de Sydney”.

“O dia mais feliz”

Através das suas redes sociais, Augusto Lima agradeceu a Deus “pela vida de Alba”, sua filha, que nasceu no dia 17 de maio, “o dia mais feliz do mundo”.

O jogador de basquete também agradeceu o seu técnico Sarunas Jasikevicius. “Existem pessoas e pessoas, treinadores e treinadores, mas este homem é muito grande dentro (e) fora da quadra. Obrigado coach”, publicou no Twitter.

Confira também:

Mais em