No VI Encontro Latino-americano de Agentes de Pastoral de Adolescentes, realizado no Panamá na semana passada, foi conversado sobre os desafios e estratégias para ajudar espiritualmente às jovens gerações.

No encontro, especialistas no trabalho com adolescentes abordaram temas como “As dimensões bio-psico-social, espiritual e cultural das tecnologias da informação e da comunicação” e “O adolescente missionário de Jesus Cristo”.

Os participantes do evento, que aconteceu de 22 a 26 de maio, concluíram que é necessário elaborar e fortalecer um itinerário de formação sobre o discipulado missionário do adolescente diante dos desafios atuais.

Sobre isso, o secretário executivo do Departamento de Família, Vida e Juventude do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), Pe. José Antonio Velázquez Delgado, manifestou à Arquidiocese do Panamá que também se deve desenvolver estratégias pastorais que respondam às realidades concretas nas quais os adolescentes vivem.

Por sua parte, o representando do Departamento de Juventude e Vida da região do México e da América Central, Dom Constantino Barrera, pediu um maio compromisso dos bispos, sacerdotes e agentes pastorais para este trabalho.

No encontro também encomendaram à proteção de Santa Maria La Antigua, padroeira do Panamá, os adolescentes da América Latina e do Caribe, especialmente os que sofrem pela violência na Venezuela.

Entre os participantes do encontro, esteve a diretora executiva da Pastoral Juvenil na Venezuela, María José Rojas.

Ela disse ao escritório de imprensa da Arquidiocese do Panamá que neste evento, “por tudo o que vivi em meu país, nas comunidades, nas paróquias e escolas, apostamos na oração, na reconciliação e na paz, para nos unirmos como irmãos, pelo fim da violência”.

Confira também: