Dom Fabio Suescún Mutis, Bispo responsável pela preparação da visita do Papa Francisco à Colômbia, assinalou que cada uma das quatro cidades que receberão o Pontífice terá um tema específico como a paz, a reconciliação e as vocações.

Em declarações ao Grupo ACI/ EWTN Notícias em 30 de maio, o Prelado afirmou que o povo colombiano espera “com grande alegria” a visita que o Santo Padre realizará de 6 a 11 setembro. “Estamos atentos, estamos ansiosos, queremos que o Papa venha e nos traga Jesus com a sua palavra e o seu testemunho”, expressou.

Nesse sentido, informou que “tivemos contatos com o Vaticano. Várias delegações estiveram conosco e organizamos o programa que será divulgado no próximo mês de junho”.

Francisco visitará Bogotá, Villavicencio, Medellín e Cartagena. O Prelado disse que o Pontífice chegará à capital colombiana em 6 de setembro, às 16h30.

“No dia 7, estará em Bogotá. Teremos uma grande concentração, uma Eucaristia com o tema da vida, da paz e Maria Mãe da vida. No dia seguinte, dia 8, o Papa viajará a Villavicencio, onde está o início das planícies orientais do nosso país com uma grande riqueza ecológica; então, o tema será a reconciliação: a reconciliação com Deus, a reconciliação entre nós e reconciliação com a natureza”, indicou.

No sábado, 9, visitará Medellín “e falará sobre o tema da vocação, da nossa vocação cristã como discípulos missionários que somos do Senhor Jesus”.

“Vamos agradecer porque Antioquia, e a Colômbia em geral, são regiões com muitas vocações consagradas, com muitas vocações de sacerdotes e bispos”, acrescentou o também Bispo Castrense.

Finalmente, no dia 10 de setembro, Francisco irá a Cartagena das Índias, “tão conhecida pela sua história, pelo seu valor turístico”, mas também “uma Cartagena visitada pelo Papa em sua dimensão de pobreza, de necessidades”.

Nesta cidade, o Santo Padre “estará com a população afro-americana”. Dom Suescún indicou que de Cartagena o Pontífice partirá para Roma, “deixando o nosso coração triste pela sua ausência, mas cheio de muitos ensinamentos e muita sabedoria no seguimento de Jesus Cristo”.

Durante a entrevista, o Prelado indicou que Francisco não poderá visitar Mocoa, capital da região de Putumayo, localizada no sudoeste do país, atingida por uma avalanche na madrugada do dia 1º de abril deste ano, que provocou a morte de mais de 300 pessoas.

“Infelizmente, por motivos técnicos, a presença do Papa não será possível em Mocoa”, explicou Dom Suescún.

Finalmente, o Bispo assinalou que a Igreja na Colômbia está “na expectativa” de uma possível surpresa do Papa Francisco.

“As pessoas comentam que de repente poderia ser a beatificação do Padre mártir de Armero (Pedro Maria Ramírez Ramos), mas não posso fazer nenhuma afirmação a respeito”, indicou.

Confira também: