Durante as saudações após a Audiência Geral desta quarta-feira, o Papa Francisco saudou de forma especial um grupo de peregrinos chineses procedentes de Hong Kong, pela celebração neste dia 24 de maio, festa de Nossa Senhora de Sheshan – de grande devoção no país asiático –, do Dia Mundial de Oração pela Igreja na China.

Depois de se dirigir aos peregrinos de língua inglesa, o Santo Padre acrescentou que “hoje desejo felicitar de forma especial os peregrinos procedentes de Hong Kong que estão celebrando Nossa Senhora de Sheshan. Que Deus os abençoe!”.

Dessa maneira, Francisco quis dar uma especial relevância à veneração da imagem de Santa Maria Auxílio dos Cristãos que é custodiada no santuário de Sheshan, na cidade chinesa de Shangai.

O Dia Mundial de Oração pela Igreja na China foi instituído pelo Papa Bento XVI em 27 de maio de 2007, por meio da carta dirigida aos fiéis católicos da China.

Foi escolhido o dia 24 de maio como data para a celebração precisamente por ser também festa de Nossa Senhora Auxiliadora.

Durante a oração do Regina Coeli no último domingo, 21 de maio, o Bispo de Roma também se referiu a esta celebração e falou aos católicos chineses: “Levantemos o olhar para Maria nossa Mãe, para que nos ajude a discernir a vontade de Deus sobre o caminho concreto da Igreja na China e nos apoie a acolher o seu projeto de amor com generosidade”.

“Maria nos incentiva a oferecer nossa contribuição pessoal para a comunhão entre os crentes e pela harmonia de toda a sociedade. Não nos esqueçamos de testemunhar a fé com a oração e com o amor, mantendo-nos sempre abertos ao encontro e ao diálogo”.

Não foi a única referência que o Pontífice fez nesta quarta-feira à comunidade chinesa. Em sua conta na rede social Twitter, Francisco publicou uma mensagem na qual pede que “rezemos com os católicos na China, vamos confiar-nos a Maria, para ter a graça de suportar com paciência e vencer as dificuldades com amor”.

O Santuário de Nossa senhora de Sheshan foi construído em 1871 em Shangai como agradecimento por salvar os cristãos chineses de um massacre. A atual basílica data do ano 1935 e em seu interior é venerada a imagem de Santa Maria Auxílio dos Cristãos.

O regime comunista chinês se apropriou do Santuário durante a Revolução Cultural Chinesa da década de 1960. Atualmente, é administrado pela Associação Patriótica Católica Chinesa, leal ao regime comunista.

Confira também: