O Papa Francisco recebeu na manhã de ontem os Bispos do Peru, que começaram a sua visita Ad Limina ao Vaticano, e recebeu de presente um quadro com a imagem de Martinho de Lima, primeiro santo negro da América.

Ao receber a imagem, Francisco assinalou que, enquanto alguns “são devotos do santo, outros são da ecologia e eu sou devoto da vassoura”, causando risos entre os presentes.

Participaram deste encontro 43 bispos peruanos.

São Martinho nasceu em Lima (Peru), em 9 de dezembro de 1579. Ele era filho de Juan de Porres, cavaleiro espanhol da Ordem de Calatrava, e de Ana Velásquez, negra livre panamenha.

Em 2 de junho de 1603, consagrou-se a Deus por sua profissão religiosa na Ordem dos Pregadores (Dominicanos).

Ficou conhecido por viver a caridade, servindo aos pobres e aos doentes e trabalhando na limpeza do convento, por isso, é representado com uma vassoura.

Em suas imagens também é representado com um cachorro, um gato e um rato, porque dizem que realizou o “milagre” de alimentar os três animais no mesmo prato.

Foi canonizado por São João XXIII em 1962.

A Conferência Episcopal Peruana realizará a sua visita ad limina entre os dias 15 e 20 de maio. Nos próximos dias, os prelados visitarão diferentes congregações e dicastérios do Vaticano.

A última visita ad limina dos bispos peruanos foi em maio de 2009, na qual foram recebidos pelo atual Papa Emérito Bento XVI.

Confira também: