O santuário de Fatima entregou ao Papa Francisco uma peça em alabastro intitulada “Promessa”, representando Nossa Senhora de braços abertos, envolvendo Lúcia, Francisco e Jacinta na luz que irradia.

A artista Lígia Rodrigues indicou que teve em consideração a ambiência de luz descrita pela Irmã Lúcia nas suas Memórias.

“Era necessário um material que deixasse passar a luz, sugerindo a imanência, qual transparência de Maria, como no caso do alabastro”, explicou  Rodrigues à página oficial da viagem do Papa Francisco a Fátima.

A peça apresenta na base de acrílico foscado a inscrição: “Ao Papa Francisco + no Centenário das aparições da Virgem Santa Maria em Fátima + 13 de maio de 2017”.

Na imagem, Nossa Senhora apresenta o Seu Imaculado Coração na mão direita e o terço na mão esquerda. Lúcia, Francisco e Jacinta estão representados de joelhos, com as mãos postas em sinal de oração, “como a resposta afirmativa que deram ao convite de Maria”.

Francisco e Jacinta estão à esquerda e Lúcia à direita conversando com Nossa Senhora.

O nome da escultura é baseado nas promessas de Fátima: "A promessa de Maria de que o amor vencerá, o Seu Coração Imaculado (ou seja, a Misericórdia, a ternura, o amor, na plenitude da luz) será a vitória final sobre todo o mal; a promessa de vida, as crianças prometem oferecer sacrifícios pelos pecadores (ou seja, amar também por aqueles que não amam)”.

"A promessa de oração, nesta os pastorinhos se comprometem a rezar o terço todos os dias; e a promessa do povo, dos que, no desespero se lembram da Mãe, sabendo que os salvará , sabendo ser o Seu Imaculado Coração o seu refúgio , com uma confiança ilimitada no seu amor, na sua misericórdia como derradeiro recurso”, explicou o site da visita apostólica do Papa.

“Quereria conter todos - nenhum excluído - naquele obrigado a Maria de todos nós, seu  povo, com o Santo Padre, nesta terra que é Sua”, conclui a escultora.

Confira também: