O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, informou que o Papa Francisco foi nesta sexta-feira, à Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, para encomendar a viagem que realizará a Fátima, Portugal, neste 12 e 13 de maio.

“Começa a peregrinação a Fátima com a oração em Roma, em Santa Maria Maior”, assinalou Burke em sua conta de Twitter junto a uma fotografia do Pontífice rezando diante da imagem mariana, à qual ofereceu um buquê de rosas vermelhas.

Esta viagem do Santo Padre acontece no marco da celebração dos 100 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima. O momento principal da viagem acontecerá no sábado, durante a missa de canonização dos pastorinhos videntes Francisco e Jacinta.

O Pontífice tem como costume rezar diante da imagem da Salus Populi Romani (Protetora do Povo Romano) antes de iniciar e depois de concluir viagens internacionais.

Francisco chegará Portugal nesta sexta-feira, 12 de maio, às 16h20 (hora local). Aterrissará na base aérea de Monte Real, onde terá um encontro privado com o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Em seguida, rezará brevemente na Capela da base aérea, de onde irá de helicóptero para Fátima.

Às 18h15, visitará a Capela das Aparições, em frente à Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, e abençoará as velas. Logo após, o Papa rezará o Santo Rosário diante da imagem da Virgem.

No sábado, 13 de maio, às 9h10, o Pontífice se reunirá com o primeiro-ministro de Portugal, António Costa. Mais tarde, às 9h40, visitará a Basílica e, às 10h, presidirá a Santa Missa. Ao finalizar, o Papa saudará e abençoará os enfermos.

Às 12h30, almoçará com os Bispos de Portugal na Casa de Retiros Nossa Senhora do Carmo. Finalmente, às 14h45, chegará à base aérea de Monte Real, onde acontecerá a cerimônia de despedida antes de regressar para Roma.

Confira também: