A presidência da Conferência episcopal Venezuelana (CEV) convocou todas as paróquias e comunidades a participar no dia 21 de maio de um dia de oração pela paz no país, pelo fim da repressão oficial e pela busca de caminhos de entendimento e reconciliação.

Os bispos anunciaram a jornada de oração em seu comunicado publicado no dia 5 de maio, no qual também rechaçaram a proposta do presidente Nicolás Maduro de convocar uma Assembleia Constituinte, pois seu objetivo não é solucionar os problemas da população, “mas prolongar a permanência de seu governo no poder”.

No texto, os prelados também denunciaram a violência exercida pelo regime contra os manifestantes, que desde o começo de abril protestam em diversas cidades do país. “Fazemos nossa a dor do povo venezuelano e dizemos: Basta de tanta repressão!”, denunciou a CEV.

Nesse sentido, a CEV assinalou que “este é um momento no qual necessariamente devemos fixar nosso olhar no Deus da Vida e da Paz”.

Por isso, “convidamos todas as nossas paróquias e comunidades a organizar um Dia de Oração pela Paz, no próximo domingo, 21 de maio, pelo fim da violência, da repressão oficial e pela busca de caminhos para o entendimento e a reconciliação de que tanto necessitamos”.

“É necessário aumentar a escutar da Palavra de Deus e a oração em cada lar, em cada instituição e em cada comunidade cristã”, afirmaram.

Em seu comunicado, os bispos agradeceram também pela preocupação do Papa Francisco em relação à situação na Venezuela.

Durante o Regina Coeli de 30 de abril, o Santo Padre disse que “continuam a chegar notícias dramáticas sobre o agravamento dos confrontos, com numerosos mortos, feridos e presos”.

O Pontífice expressou sua solidariedade aos “familiares das vítimas, a quem asseguro orações”, e exortou o governo e a sociedade em geral a evitar qualquer forma de violência.

Além disso, pediu que sejam respeitados “os direitos humanos e se busquem soluções negociadas para a crise humanitária, social, política e econômica que está castigando a população. Confiemos à Santíssima Virgem Maria a intenção da paz, reconciliação e democracia para aquele querido país”.

Confira também: