O avião que levava o Papa Francisco ao Egito aterrissou no aeroporto do Cairo às 14h (horário local), onde era esperado por uma comitiva de boas-vindas para a acolhida oficial.

Desse modo, iniciou a viagem apostólica de Francisco ao Egito, na qual destacará o conteúdo ecumênico, inter-religioso e pastoral.

Francisco foi recebido por membros da comitiva, encabeçada pelo Ministro delegado do Presidente da República, pelo Patriarca de Alexandria dos Coptos Católicos, Sua Beatitude Ibrahim Isaac Sedrak, pelo Núncio Apostólico no Egito, Dom Bruno Musarò, pelo Bispo de Luxor, Dom Emmanuel Bishay, e pelo secretário da Nunciatura Apostólica, Pe. Jan Thomas Limchua.

O Pontífice decolou do aeroporto romano de Fiumicino às 10h45 e o voo durou 2 horas e 15 minutos. Durante o trajeto, o Papa atravessou o espaço aéreo da Itália e da Grécia, quando aproveitou para enviar dois telegramas de cortesia aos Presidentes de ambas as Repúblicas.

Além disso, a bordo do avião, saudou os jornalistas que o acompanham para informar sobre esta viagem: “Agradeço-lhes pela companhia, seu trabalho, e desejo que seja um trabalho para ajudar muitas pessoas a entender a viagem, a conhecer o que foi feito e de que foi falado”.

Em suas declarações, fez uma breve avaliação do que esta visita supõe: “Esta viagem também tem uma expectativa especial. É uma viagem feita pelo convite do Presidente da República, do Patriarca, do Papa Tawadros II, Patriarca de Alexandria dos Coptos, do Patriarca Católico dos Coptos e do Grande Imã de Al-Azhar”.

Do mesmo modo, assegurou que “é uma viagem de unidade, de irmandade”. “Agradeço-lhes por vosso trabalho que, em menos de 2 dias, será bastante intenso”, concluiu.

Após aterrissar no Cairo, o Papa, acompanhado pelo Ministro, se dirigiu para o Palácio Presidencial em um carro fechado que, por vontade do Pontífice, não é blindado. Ele será recebido pelo Presidente da República, Abdulfatah Al-Sisi, para um encontro privado.

Em seguida, visitará o Grande Imã da Universidade e Mesquita de Al-Azhar e pronunciará um discurso diante dos participantes da Conferência Internacional sobre a Paz.

Às 16h40, vai se encontrar com diversas autoridades e finalizará o dia com uma visita ao Papa da Igreja Copta Ortodoxa Tawadros II, diante do qual fará outro discurso.

No sábado, 29, o Papa celebrará a Missa às 10h. Às 12h15, almoçará com os bispos egípcios e com o séquito papal. Às 15h15 terá um encontro de oração com sacerdotes, religiosos, religiosas e seminaristas.

Após a cerimônia de despedida, o Papa voltará para Roma ás 17h e aterrissará na capital italiana às 20h30.

Esta viagem apostólica é a 18ª viagem do Papa Francisco neste Pontificado. Durante este tempo, o Santo Padre visitou 27 países. Além disso, trata-se da primeira vez que viaja ao Egito, embora o Papa São João Paulo II tenha visitado esse país em fevereiro de 2001.

Confira também: