A Arquidiocese de Nápoles, no sul da Itália, apresentou uma mostra itinerante dedicada à Bíblia para mostrar edições antigas, algumas obras de arte inspirada por diferentes passagens e fazer um relato histórico das Escrituras.

A exposição “Museu da Bíblia, livro de vida e cultura” já foi apresentada em vários lugares e é o primeiro passo da Arquidiocese de Nápoles para o projeto da criação de um museu itinerante.

Esta exposição foi organizada pelo Escritório de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da Arquidiocese de Nápoles e pela Pontifícia Faculdade Teológica da Itália Meridional.

O responsável pela exposição foi o sacerdote franciscano, Pe. Michele Perruggini, que dividiu a mostra em três seções: bibliografia, iconografia e história.

Na parte bibliográfica, mostram as diferentes fases de transmissão como a etapa oral, a dos copistas – que copiavam livros inteiros à mão –, e a impressa. Esta exposição inclui papiros, pergaminhos e páginas nas quais se vê o desenvolvimento técnico, editorial e tipográfico.

No setor iconográfico, podemos apreciar algumas obras de arte que foram inspiradas na mensagem da Bíblia como as de Rembrandt e Carracci.

A seção histórica narra as etapas da difusão da Bíblia na Europa e em outros lugares.

O presidente do Pontifício Conselho para a Cultura e da Pontifícia Comissão para os Bens Culturais, Cardeal Gianfranco Ravasi, afirmou que esta exposição “é um instrumento extraordinário para conhecer o horizonte da Escritura através de três seções que convergem em harmonia”.

“Na exposição, encontra-se o tríptico da experiência bíblica: palavra-livro-imaginação. A realidade imersa na história e no mistério, em Deus e no homem, na vida e na glória”, expressou.

Confira também: