Entre os dias 24 e 26 de abril, o Conselho de Cardeais que assessora o Papa Francisco a respeito da reforma da Cúria celebrou a sua 19ª reunião no Vaticano.

Segundo informou Greg Burke, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, estiveram presentes todos Cardeais membros do Conselho. O Santo Padre participou de todas as sessões, exceto nas da manhã desta quarta-feira, devido à Audiência Geral na Praça de São Pedro.

As sessões de trabalho foram realizadas das 9h às 12h30 e das 16h30 às 19h. Ao longo das reflexões destes dias, os Cardeais trataram de diferentes temas relacionados a vários Dicastérios da Cúria. Especificamente, seguiram com a reflexão sobre a Congregação para a Evangelização dos Povos Propaganda Fide e sobre o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

O Diretor da Sala de Imprensa esclareceu que, em todo caso, “não esperam grandes mudanças”.

Os Cardeais examinaram alguns textos a ser propostos ao Pontífice acerca do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, o Pontifício Conselho para os Textos Legislativos e três tribunais: a Penitenciaria Apostólica, o Supremo Tribunal da Signatura Apostólica e o Tribunal da Rota Romana.

Os Cardeais também deram atenção à seleção e formação daqueles que trabalham na Santa Sé: leigos e clérigos.

Outra questão importante abordada pelo Conselho dos Cardeais foi a relação entre as Conferências Episcopais e a Cúria Romana.

O Cardeal George Pell apresentou um relatório sobre o trabalho da Secretaria para a Economia, presidida por ele, detendo-se com atenção sobre o acompanhamento das despesas do ano passado.

O Cardeal Sean O'Malley explicou ao Conselho o trabalho da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores, com particular atenção para: programas de educação globais, última reunião plenária e visitas a vários dicastérios.

Perguntado sobre a função do Pontífice nestas reuniões, Greg Burke explicou que “o Papa tem o papel de alguém que escuta e que faz muitas perguntas”.

Nas sessões desses dias também participaram oficiais e superiores da Secretaria de Estado, do Conselho para a Economia e do Departamento do Trabalho da Sé Apostólica (ULSA).

O C9 é formado pelos Cardeais Oscar Rodríguez Maradiaga (Coordenador), Pietro Parolin (Secretário de Estado), Giuseppe Bertello, Francisco Javier Errázuriz Ossa, Sean Patrick O’Malley, Reinhard Marx, Laurent Monsengwo Pasinya, Oswald Gracias e George Pell.

A próxima reunião do C9 será realizada nos dias 12, 13 e 14 de junho deste ano.

Confira também: