O Papa Francisco exortou os cristãos, durante a homilia da Missa celebrada na manhã de hoje na Casa Santa Marta, no Vaticano, a anunciar o Evangelho com coragem, sem medo dos perigos e com humildade, “porque o Filho de Deus se humilhou. O anúncio do Evangelho não é um carnaval”, advertiu.

O Pontífice sublinhou a necessidade de estar dispostos a “sair para anunciar o Evangelho”.

É necessário “ir onde Jesus não é conhecido e onde Jesus é perseguido ou desfigurado, para proclamar o verdadeiro Evangelho”, assinalou.

Francisco advertiu que este “sair” não está isento de riscos, e que quem nãos estiver disposto a assumi-los, não é um verdadeiro pregador. “E nesta saída está a vida, se joga a vida do pregador. Ele não está protegido, não há seguro de vida para o pregador. E se um pregador busca um seguro de vida, não é um verdadeiro pregador do Evangelho”.

“O Evangelho, o anúncio de Jesus Cristo, se faz em saída, sempre; em caminho, sempre. Seja em caminho físico, seja em caminho espiritual do sofrimento. Pensemos no anúncio do Evangelho que tantos doentes fazem e oferecem a dor pela Igreja, pelos cristãos. Mas sempre saem de si mesmos”.

Nesse sentido, indicou que “o Evangelho não pode ser anunciado com o poder humano”. “Todos somos chamados a revestir-se de humildade uns pelos outros”, porque “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”.

O Bispo de Roma insistiu na ideia de evangelizar com humildade. “E por que esta humildade é necessária? Justamente porque nós levamos avante um anúncio de humilhação, de glória, mas através da humilhação”.

“O anúncio do Evangelho sofre a tentação: a tentação do poder, a tentação da soberba, a tentação da mundanidade, de tantas mundanidades que existem e nos levam a pregar ou a recitar; porque não é pregação um Evangelho aguado, sem força, um Evangelho sem Cristo crucificado e ressuscitado. E por isso Pedro diz: ‘Vigiai… o inimigo de vocês, o diabo, assim como um leão faminto circula buscando alguém para devorar. Resistam, firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos são impostos aos seus irmãos espalhados pelo mundo’”.

“O anúncio do Evangelho, se é verdadeira, resiste à tentação”, assinalou o Papa. “Em cada pregação verdadeira, há sempre algo de tentação e também de perseguição”.

Evangelho comentado pelo Papa Francisco:

Marcos 16, 15-20

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.

19Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. 20Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam.

Confira também: