Pela primeira vez desde que foi eleito Pontífice, o Papa Francisco não usará um papamóvel aberto durante a viagem que realizará ao Egito em 28 e 29 de abril, mas um carro fechado e blindado.

Até então, Francisco sempre se recusou a usar um veículo blindado e fechado a fim de estar o mais próximo possível dos milhares de peregrinos que sempre querem saudá-lo enquanto passa pelas ruas das cidades que visita. Apenas usava o veículo fechado para breves percursos nos quais não tinha que saudar os fiéis. Entretanto, desta vez será diferente.

A decisão foi tomada e aceita pelo próprio Pontífice após os ataques terroristas jihadistas no Domingo de Ramos a duas igrejas coptas no Egito, segundo informa o jornal italiano Il Corriere della Sera.

O único momento em que o Papa viajará com o papamóvel aberto será dentro do centro esportivo do Cairo, onde celebrará a Santa Missa no sábado, 29 de abril.

Depois dos terríveis ataques terroristas no Egito, que provocaram a morte de 44 pessoas e dezenas de feridos, o Santo Padre confirmou a sua viagem ao Egito “com grande firmeza”, segundo os superiores gerais franciscanos que foram recebidos pelo Pontífice no Vaticano no dia 10 abril.

O autoproclamado Estado Islâmico reivindicou a autoria dos dois atentados. A primeira bomba explodiu durante a celebração da Missa no Domingo de Ramos na Igreja Copta de São Jorge, na cidade egípcia de Tanta, perto do Cairo, provocando a morte de 25 pessoas e mais de 70 feridos. O templo estava cheio de fiéis. Alguns minutos depois, uma segunda bomba explodiu na igreja de Morkoseya, em Alexandria.

Confira também: