O Papa Francisco convocou para o dia 20 de abril um consistório ordinário público para ver algumas causas de canonização, entre as quais está a de Francisco e Jacinta Marto, os pastorinhos videntes de Nossa Senhora de Fátima.

Além dos pastorinhos de Fátima, outra causa de canonização que verão neste consistório é a dos protomártires do Brasil, André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, sacerdotes diocesanos, e Mateus Moreira, leigo, como também de 27 companheiros. Eles foram assassinados por ódio à fé em 16 de julho de 1645 e 3 de outubro de 1645.

Foi o que indicou a Sala de Imprensa da Santa Sé nesta terça-feira. O dia do consistório poderia anunciar a data das canonizações.

O consistório se realiza três semanas antes da viagem do Pontífice a Fátima, programada para 12 e 13 de maio, por ocasião do centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima.

O consistório público é a reunião de cardeais, uma ocasião na qual se faz explícita sua colaboração com o Papa no governo da Igreja.

Como o que foi convocado agora é um consistório ordinário, reúne os cardeais que residem em Roma.

As outras causas de canonização que verão neste consistório são as de Cristóbal, Antonio e Juan, as três crianças mártires de Tlaxcala (México); Faustino Míguez, religioso e fundador do Instituto Calasancio das Filhas da Divina Pastora; e Angelo Acri, sacerdote franciscano italiano.

Confira também: