Depois de mais de dois anos de exílio, cerca de dois mil cristãos puderam celebrar novamente o Domingo de Ramos na Catedral da Imaculada Conceição, em Qaraqosh, cidade iraquiana que foi libertada em outubro 2016 pelo grupo terrorista Estado Islâmico (ISIS).

A notícia foi divulgada pela organização “Fraternité en Irak” em sua conta do Facebook, onde publicou um vídeo filmado pela sua equipe nesta cidade iraquiana.

“Na Catedral de Qaraqosh saqueada pelo ISIS, a alegria dos 2.500 cristãos da cidade que retornam hoje para a celebração do Domingo de Ramos! Depois de mais de dois anos de exílio, finalmente a esperança!”, afirma. A Missa foi celebrada pelo Arcebispo sírio-católico de Mosul, Yohanna Petros Mosche.

Qaraqosh caiu nas mãos do Estado Islâmico em agosto de 2014, dois meses depois da captura de Mosul, a segunda maior cidade do Iraque. Isso causou um dos maiores êxodos de cristãos, pois dezenas de milhares tiveram que fugir para não serem escravizados ou executados pelos terroristas.

Desde então, os cristãos viveram como refugiados em Erbil, capital do Curdistão iraquiano.

Entretanto, depois de uma forte ofensiva, o exército iraquiano, as forças curdas e a coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos conseguiram libertar Qaraqosh em outubro de 2016. Os cristãos puderam celebrar novamente uma Missa no final deste mês.

Atualmente, continuam os combates para recuperar também Mosul.

Domingo de Ramos em Erbil

Por sua parte, a agência de notícias SIR informou que os cristãos refugiados também comemoraram o Domingo de Ramos no bairro de Ankawa, em Erbil.

O sacerdote sírio-católico da Diocese de Mosul, Pe. George Jahola, relatou que os fiéis saíram em procissão carregando uma “grande cruz que pertence à nossa igreja e que tem dentro dela uma relíquia da madeira da cruz de Cristo”, e também realizaram procissões em áreas de Erbil onde há cristãos.

“E agora os cristãos agitaram os ramos de palmeiras também nas cidades cristãs libertadas da planície de Nínive”, entre elas está a cidade de Qaraqosh.

O sacerdote disse que “essas tentativas são um sinal tímido, mas também demonstram uma tenacidade de fé que se mistura com a esperança pascal de retornar para reconstruir nossas comunidades”.

Confira também: