A Secretaria de Estado do Vaticano informou sobre o lançamento das contas de Twitter e Instagram do Óbolo de São Pedro, o meio através do qual se colabora com as obras de caridade do Papa em todo o mundo.

Essas contas, assinala um comunicado desta quinta-feira, 30 de março, nascem por vontade “da Santa Sé e como fruto da colaboração estreita entre a Secretaria de Estado, a Secretaria para a Comunicação e o Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano”.

As contas de Twitter estão em três idiomas: Obolo di San Pietro: @obolus_it (em italiano); Obolo de San Pedro: @obolus_es (em espanhol); y Peter’s Pence: @obolus_en (em inglês); enquanto no Instagram é uma conta única obolus_va.

Foi lançada também a hashtag #movingmercy para incentivar “católicos de todo o mundo, movidos por um idêntico propósito de misericórdia”.

A presença do Óbolo de São Pedro nessas redes sociais se soma, assim, ao site www.obolodisanpietro.va que foi lançado em novembro do ano passado.

O objetivo das novas contas nas redes sociais, explica o comunicado da Secretaria de Estado, é “dialogar com aqueles que desejam ajudar os pobres e divulgar as obras caritativas realizadas através da solidariedade dos fiéis de todo o mundo, como religiosos, leigos, empresas, entidades ou fundações, e estruturas que auxiliam o Papa no exercício de sua missão”.

No Twitter e no Instagram, informam, são “cotidianamente partilhadas as mensagens do Papa publicadas no site oficial do Óbolo, junto com imagens, pensamentos e aprofundamentos das obras caritativas feitas pela Santa Sé, através desta iniciativa histórica de caridade cristã”.

Entre os projetos que promovidos através do Óbolo de São Pedro estão um hospital pediátrico em Bangui, República Centro-africana, a coleta incentivada pelo Papa para aliviar a dor do povo ucraniano e o respaldo à primeira universidade católica na Jordânia.

Confira também: