A Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores concluiu a sua sessão plenária anual em que analisou o caminho percorrido até agora e propôs novas ações ao Papa contra abuso do clero a menores.

Segundo um comunicado oficial, os membros da Comissão fizeram um acordo para enviar novas recomendações ao Papa para que leve em consideração. Deste modo, “a comissão continua trabalhando, impelida pelo Papa Francisco, a fim de ajudar as Igrejas locais em sua responsabilidade na tutela dos menores”.

A Comissão, presidida pelo Arcebispo de Boston, Cardeal Sean O'Malley, “concordou de modo unânime em encontrar novas vias para a luta contra os abusos”. Além disso, os membros sublinharam a importância de “responder diretamente” às vítimas “quando escrevem aos diversos organismos da Santa Sé”.

Neste sentido, concordaram em prestar mais atenção às correspondências que lhes enviam e “dar respostas imediatas e pessoais”, pois é uma “forma de avançar na transparência”.

Além disso, a Comissão está recebendo os representantes das Conferências Episcopais quando chegam a Roma para uma visita “Ad limina apostolorum” com o Papa ao considerar que as “linhas-guia” propostas são um elemento essencial na luta contra os abusos.

Ao finalizar, seus membros falaram novamente sobre a importância de trabalhar junto com a Congregação para a Doutrina da Fé ao comunicar as Linhas-guia às Conferências Episcopais e às congregações religiosas também diretamente através do site oficial: www.protectionofminors.va.

Confira também: