Há exatamente um ano faleceu a querida e recordada Madre Angélica, fundadora do grupo Eternal World Television Network (EWTN), maior rede de comunicação católica do mundo. Ela partiu para a Casa do Pai no Domingo de Páscoa.

A clarissa pobre que mudou o rosto do catolicismo nos Estados Unidos morreu depois de 15 anos lutando com as sequelas de um derrame cerebral. Ela tinha 92 anos.

No final da audiência geral no dia 30 de março de 2016, o Papa Francisco abençoou uma imagem da Madre Angélica e expressou sua confiança de que ele está “no céu”, enquanto apontava para o firmamento, dirigindo-se à equipe de EWTN em Roma, depois de assistirem ao evento levando uma fotografia da religiosa.

“A Madre sempre personificou e sempre personificará a EWTN, a rede de comunicações que Deus pediu que ela fundasse”, afirmou o Chefe Executivo da rede, Michael Warsaw. “Suas realizações e legados na evangelização através do mundo foram praticamente miraculosos e isso só pode ser atribuído à divina Providência e sua incessante fidelidade a Nosso Senhor”, acrescentou.

“A Madre Angélica conseguiu algo que os próprios bispos norte-americanos não conseguiram”, afirma o Arcebispo da Filadélfia Dom Charles Chaput, que esteve no conselho superior da EWTN desde 1995. “Ela fundou e expandiu uma rede que apela aos católicos de todos os dias, entendeu suas necessidades e alimentou suas almas. Ela teve muita ajuda, certamente, e mesmo esta foi parte da sua genialidade”.

Sua vida

Rita Rizzo – nome que recebeu de seus pais – nasceu em  20 de abril de 1923 na cidade de Canto, estado de Ohio. Sua vida foi marcada por muitas provações, como o divorcio dos seus pais quando tinha apenas 6 anos e a situação de pobreza que enfrentou junto com a sua mãe.

Na sua adolescência, foi curada de dores severas no estômago, depois de rezar uma novena a Santa Teresa do Menino Jesus. “Neste dia eu percebi o amor de Deus por mim e comecei a ter sede de Deus”, disse Madre Angélica.

No dia 15 de agosto de 1944, com 21 anos, Rita ingressou à ordem das Clarissas Pobres da Adoração Perpétua em Cleveland, Ohio, e tomou o nome de Irmã Maria Angélica da Anunciação.

Na década de 1950, sofreu um acidente que causou uma lesão nas costas. Dois anos depois que os médicos lhe disseram que poderia perder o movimento das pernas. A Madre Angélica prometeu a Deus que se a curasse construiria um mosteiro no sul dos Estados Unidos.

A religiosa foi curada e no dia 3 de fevereiro de 1961, Roma concedeu à Irmã Angélica a permissão de fundar um mosteiro no Alabama. O nome viria a ser Mosteiro de Nossa Senhora dos Anjos em Irondale, Alabama. Uma cidade cuja população católica era de apenas 2%.

Sendo uma carismática palestrante, suas palavras sobre a fé chegaram aos ouvidos dos encarregados de uma rádio e depois de uma televisão. Em 1969, começou a gravar suas palestras espirituais para distribuição massiva. Gravou seu primeiro programa de rádio em 1971. Sete anos depois, gravou seu primeiro programa de televisão, uma apresentação de 30 minutos chamada “Our Hermitage” (Nossa Ermida).

Entretanto, em 1978, Madre Angélica soube que a estação transmitiria um filme blasfemo, confrontou o diretor do estúdio e fez uma objeção. “Ele ignorou a minha queixa e eu disse para ele que iria gravar em outro lugar meus programas. Ele me disse: ‘Se você sai deste estúdio, você está fora da televisão’”. “Então eu vou construir meu próprio estúdio”, respondeu Madre Angélica.

Em 15 de agosto de 1981, foi lançado o canal EWTN na garagem da casa das religiosas.

Legado espiritual

“Primeiramente, a coisa mais importante que fez a Madre Angélica foi viver sua vida contemplativa”, disse a Irmã Marie Andre, das Clarissas Pobres. “O canal é fruto disso”.

A Ordem da Madre Angélica, as Clarissas Pobres da Adoração Perpétua, que começou em Irondale com cinco freiras, expandiu-se a outro mosteiro no Santuário do Santíssimo Sacramento em Hanceville, Alabama, além de duas novas casas em Houston, Texas, e no estado do Arizona. Foi a Madre quem construiu o santuário em 1999 e mudou o mosteiro de Irondale para Hanceville.

O mosteiro do Santíssimo Sacramento, assim como a EWTN, continuam atraindo milhares de visitantes anualmente.

Mais em

Madre Angélica também fundou uma ordem masculina, os Missionários Franciscanos do Verbo Eterno, que hoje conta com 15 frades envolvidos amplamente no trabalho apostólico da EWTN. “O legado espiritual da Madre se resume no seu amor esponsal por Jesus. Ela estava sempre dizendo às pessoas: ‘Jesus te ama’”, disse o Pe. Josph Mary Wolfe, um dos primeiros membros dos Missionários”.

Do mesmo modo, pessoas como Mark Brumley, presidente da Ignatius Press; e Raymond Arroyo, apresentador do programa “The World Over” do canal EWTN e da biografia, “Madre Angélica: a incrível história de uma freira, sua persistência e uma rede de milagres”; consideram que a religiosa ajudou a proteger a igreja nos Estados Unidos.

A Madre Angélica se afastou da liderança da EWTN no ano 2000. Ela teve um derrame na noite de Natal de 2001. Como consequência, passou boa parte dos seguintes anos sem a capacidade da fala. Segundo Raymond Arroyo, isto não impactou sua eficácia.

“Ainda que sem a possibilidade de falar com extensão e calar as controvérsias e confusões dos tempos, o que ela conseguiu através da oração é formidável”, diz Arroyo. “Certamente não foram nossos esforços que mantiveram a EWTN no ar e permitiram que alcançasse pessoas das mais impressionantes formas. Eu atribuo tudo isso ao sofrimento desta mulher em Hanceville”.

Por sua parte, Dom Chales Chaput disse que a Madre Angélica “inspirou outras pessoas dotadas a unirem-se a ela no trabalho sem comprometer sua própria liderança e visão”, afirma. “Eu a admirava muito, não apenas como uma talentosa líder e comunicadora, mas como uma amiga e uma mulher de uma religiosa generosidade, intelecto e fé católica”.

Confira também: