Apenas 13% dos brasileiros apoiam o aborto quando a mulher desejar, conforme indica recente pesquisa divulgada nesta semana, a qual mostra que o Brasil fica atrás somente do Peru quanto ao rechaço da população a esta prática.

A pesquisa Ipsos foi divulgada nesta semana à imprensa e afirma que o Brasil “está em penúltimo lugar entre os 24 países participantes do estudo sobre apoio ao direito à interrupção de gravidez”.

O levantamento foi feito entre os dias 20 de janeiro e 3 de fevereiro nos seguintes países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Hungria, Índia, Itália, Japão, México, Peru, Polônia, Rússia, Servia, Suécia e Turquia.

Os dados mostram como os brasileiros reverteram uma tendência de aumento do apoio ao aborto e este percentual voltou a cair. Em 2014 esse número era de 13%, tendo passado a 16% em 2016 e agora, em 2017, voltou aos 13%.

Entre os países pesquisados por Ipsos, os peruanos são os que mais rejeitam o aborto, pois apenas 12% concordam com tal prática, a qual é apoiada somente por 22% dos mexicanos, que estão atrás do Brasil.

Quando a questão é a aprovação ao aborto, os países europeus lideram o ranking. De acordo com a pesquisa, 77% dos suecos apoiam a prática abortista, seguidos pelos húngaros, com 67%, e franceses, com 65%.

A pesquisa sinalizou ainda que, no Brasil, 17% são totalmente contra o aborto, independente do cenário; e 21% afirmam que o aborto não deve ser realizado, exceto em casos em que a vida da mãe esteja em perigo.

Para o levantamento foram entrevistadas 17.551 pessoas, sendo adultos de 18 a 64 anos nos Estados Unidos e no Canadá e de 16 e 64 anos nos demais países. A margem de erro é de 3,5%.

Confira também: