Na Terra Santa, mais precisamente em Jerusalém, um grupo de religiosas realiza um importante e indispensável trabalho aos fiéis católicos: fabricam as hóstias para todas as igrejas da Cidade Santa.

As religiosas da Virgem do Pilar realizam este trabalho há 70 anos e são as únicas que oferecem este serviço em toda Jerusalém.

A Madre Marta Gallo Marin explicou a ‘Terra Santa News’ o processo de produção das hóstias, que começa com a preparação da massa. Feita com água e farinha, esta é preparada à noite e fica pronta para o seu processamento na manhã seguinte.

“Para fabricar boas hóstias devemos escolher uma farinha de qualidade, caso contrário não teremos um bom produto”, expressou a religiosa. De manhã, as “irmãs espanholas”, como são conhecidas em Jerusalém, colocam a massa nas máquinas para fazer grandes obreias, de onde posteriormente obterão as hóstias.

A religiosa, que também é diretora da escola Nossa Senhora do Pilar, indicou que depois de prontas as hóstias são cortadas em dois tamanhos: as grandes são utilizadas pelo sacerdote no momento da consagração e as pequenas para o consumo dos fiéis.

Ao finalizar o processo, as religiosas guardam os restos em bolsas plásticas e depois dão para as pessoas que normalmente vão ao seu convento e que “gostam muito” de comê-los.

Não há nenhum problema nisso, pois não estão consagradas, estes pedaços não são o Corpo e o Sangue de Cristo.

O dinheiro obtido com a fabricação de hóstias permite às religiosas pagar as suas despesas e manter a escola do seu convento.

Calcula-se que em Israel 1% da população é católica. Há cerca de 24 mil católicos de rito latino no país e outros 60 mil são imigrantes provenientes da Ásia e da África.

Confira também: