Durante todas as Sextas-feiras da Quaresma, na Catedral de São Francisco de Assis, em Aleppo (Síria), os católicos têm a oportunidade de rezar a Via Sacra com uma relíquia da Vera Cruz, a cruz onde, segundo a tradição, Cristo morreu no Monte Calvário.

Através do Facebook de SOS Cristãos na Síria, as Irmãs do Instituto do Verbo Encarnado (IVE) indicaram que a relíquia foi um presente do falecido Vigário Apostólico Emérito de Aleppo, Dom Giuseppe Nazzaro, e estará na Catedral durante toda a Quaresma para que os fiéis a venerem.

A Irmã Maria Sponsa Iusti Ioseph do IVE, explicou ao Grupo ACI que todas as sextas-feiras as religiosas junto com o Pe. David Hernandez, também do Instituto, rezam a Via Sacra com os fiéis dentro da catedral.

Em Aleppo, disse a religiosa, “não podem rezar a Via Sacra nas ruas” e, por essa razão, devem fazer as 14 estações dentro da igreja.

Por outro lado, a religiosa indicou que no Oriente Médio, quando os cristãos celebram a Semana Santa, “sabemos que sempre vai acontecer algo ruim. Na Páscoa, pode acontecer qualquer coisa. Deus nos livre”.

A religiosa contou que no ano passado, quando começou a celebração da Páscoa ortodoxa – no dia 1º de maio, cerca de um mês depois da Páscoa católica – “foram dias de sangue e houve muitos bombardeios”.

Embora a cidade de Aleppo tenha sido libertada há mais de três meses do controle dos terroristas, a Irmã indicou que os cristãos ainda têm medo dos novos ataques.

“Temos que tomar medidas de precauções. Isso não ocorre somente em tempo de guerra”, expressou.

Confira também: