Depois da oração do Ângelus na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Papa Francisco expressou sua “proximidade à querida população do Peru, duramente atingida pelas devastadoras enchentes”.

“Rezo pelas vítimas e por aqueles que estão engajados na prestação de socorro”, expressou o Papa.

Os transbordamentos dos rios como consequência das intensas chuvas afetaram Lima, Ica, Huancavelica, Arequipa, Piura, La Libertad, Tumbes e Lambayeque, segundo dados da Cáritas do Peru.

Até o momento, foram contabilizados 70 mortos, 12 desaparecidos e 170 feridos. Mais de 580 mil pessoas foram afetadas. Além disso, foram destruídas 115.748 casas, além de escolas e centros de saúde, segundo dados do Instituto Nacional de Defesa Civil.

Os Bispos peruanos, por meio de um chamado da Conferência Episcopal Peruana, convocaram para que o domingo 19 de março fosse um dia de oração e solidariedade com todos os afetados.

Do mesmo modo, a Arquidiocese de Lima decidiu cancelar a Marcha pela Vida 2017, prevista para o dia 25 de março, para centrar-se nos esforços e na ajuda às vítimas dos desastres naturais que o país sofre.

Por outro lado, a Cáritas do Peru lançou a campanha “Emergência por inundações e deslizamentos de terra”, para ajudar os danificados.

Confira também: