Peritos de diferentes disciplinas e lugares debaterão em Roma sobre a proteção e a prevenção de abuso a menores, especialmente na América Latina.

Este debate será realizado no dia 23 de março, em um seminário organizado pela Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores, com a colaboração do Centro para a Proteção das Crianças da Pontifícia Universidade Gregoriana.

O seminário será realizado na Aula Magna da Universidade e será presidido pelo Cardeal Sean O’Malley, presidente da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores.

Participarão do debate palestrantes da Argentina, da Colômbia e do México, que se sentarão com peritos da Austrália e da Itália, para compartilhar as suas experiências e promover uma cultura de proteção em colégios, instituições e comunidades católicas.

Nas mesas de debate, também estarão presentes peritos da Pontifícia Universidade Gregoriana, da Pontifícia Universidade Salesiana e da Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação Auxilium.

A Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores assinalou a educação como um ponto central do seu trabalho. Em qualquer lugar da Igreja (paróquias, dioceses, colégios, casas, comunidades, seminários, congregações religiosas e na Santa Sé), as pessoas precisam compreender os riscos das crianças e dos adultos vulneráveis, reconhecer os sinais de alerta que indicam que está havendo um abuso, como educar crianças e adultos vulneráveis para se protegerem a si mesmos e ajudar quando precisarem de ajuda; e como criar ambientes seguros na igreja e nas comunidades para prevenir abusos.

Com este fórum de debate, a Pontifícia Comissão pretende dar um novo impulso ao seu compromisso de promover e apoiar a educação entre os líderes da Igreja e de todas as áreas de trabalho da Igreja com crianças e adultos vulneráveis.

As conclusões que serão feitas estabelecerão as bases para os planos futuros da Comissão para os programas de pesquisa e de educação.

Em um comunicado de imprensa divulgado pela Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores, Kathleen McCormack, Presidente do Grupo de Trabalho sobre Educação nas Escolas e nas Famílias, afirmou que “na Igreja temos voluntários, funcionários, educadores e clérigos e é claro que precisamos chegar às famílias e às próprias crianças. Queremos que as pessoas entendam como criar ambientes seguros e como prevenir abusos sexuais”.

A Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores foi criada em março de 2014, por iniciativa do Papa Francisco.

Confira também: