Quatro religiosas da Congregação Filhas de Santa Ana morreram no dia 7 de março em um acidente de trânsito perto da cidade de Meki, Etiópia, informou a Catholic Near East Welfare Association (CNEWA).

Argaw Fantu, diretor regional da CNEWA na Etiópia, informou que no carro viajavam oito religiosas a Hawassa para o funeral de um parente da Irmã Tinsae Tirkaso, administradora do orfanato de Asella Boys.

Entretanto, perto de Meki – a 133 quilômetros da capital Addis Abeba –, um caminhão ultrapassou o veículo e causou a morte de quatro religiosas, incluindo a irmã Weinshet Gebru, Superiora Provincial responsável pela casa de formação compartilhada com CNEWA.

Também faleceram as irmãs Motu Baba, ex-administrador do orfanato de meninas Guder; Hanna Bekute, diretora do colégio católico de Guder. Das quatro sobreviventes, três estão em estado grave.

O presidente de CNEWA, Mons. John E. Kozar, disse que “a notícia do acidente e da morte das quatro irmãs na Etiópia, as Filhas de Santa Ana, toca profundamente os nossos corações e almas”.

Acrescentou que a Igreja na Etiópia “perdeu algumas de suas servidoras devotas”. “Durante mais de 150 anos, esta congregação serviu desinteressadamente na Etiópia e na Eritreia. Por sua comunidade e por toda a Igreja da Etiópia e o seu povo, oferecemos nossas orações coletivas e apoio. Que Deus as receba no seu reino celestial”.

Por sua parte, Fantu disse que as Filhas de Santa Ana “são uma joia da Igreja que participam das iniciativas de formação pastoral e humana”. Administram escolas, centros de saúde, ensinam corte e costura, ajudam nos centros de formação profissional, orfanatos e em uma escola para deficientes visuais.

Em dezembro de 2016, a Congregação celebrou seus 150º anos de fundação. Argaw Fantu informou que nesta celebração a irmã Weinshet convidou as religiosas a “refletir sobre o seu serviço e agradecer a Deus pelo tempo que lhes deu”.

“Deus, ‘no tempo que lhes deu’, as chamou ao descanso eterno. Citando as palavras da Irmã Weinshet, rezemos para que ‘Deus as abençoe com a graça de continuar servindo ao povo’ através das sobreviventes. Unamo-nos em oração pelo consolo desta comunidade que está de luto. Que as suas almas descansem em paz!”, expressou o diretor regional de CNEWA.

CNEWA, fundada por Pio XI em 1926, é uma agência humanitária da Santa Sé dedicada a servir às igrejas e às populações do Oriente Médio, do nordeste da África, da Índia e do leste europeu, independentemente da nacionalidade ou credo.

Confira também: