Fiel à sua promessa de estar junto das pessoas que sofrem, o Papa Francisco enviou o Esmoleiro Pontifício (encarregado da caridade com ajudas concretas aos necessitados) à região central da Itália atingida pelos terremotos nos últimos meses.

Durante vários dias, os membros da Esmolaria Apostólica ajudaram os pequenos comerciantes adquirindo produtos alimentares típicos das áreas atingidas.

Em um comunicado de imprensa, o Vaticano explicou que, de acordo com os bispos das dioceses afetadas, “foram identificados alguns grupos de camponeses, agricultores e produtores cujas empresas correm o risco de fechar por causa dos danos provocados pelo terremoto”.

“A Esmolaria Apostólica comprou uma grande quantidade de produtos desses grupos com a intenção, expressa pelo Santo Padre, de ajudá-los no prosseguimento de suas atividades”.

Trata-se de “um gesto em linha com o magistério do Papa Francisco que reiteradas vezes, em seus encontros, recordou que ‘quando não se ganha o pão, se perde a dignidade’”.

O comunicado assinala que “todos os produtos adquiridos foram imediatamente distribuídos a vários refeitórios caritativos da cidade de Roma para a preparação de refeições diariamente doadas às pessoas necessitadas e sem morada fixa”.

Confira também: