A Secretaria de Estado do Vaticano anunciou que, a partir de agora, irá monitorar a forma como a imagem do Papa e da própria Santa Sé é utilizada de modo público, a fim de evitar qualquer uso indevido.

Em comunicado enviado à imprensa, a Secretaria de Estado explicou que sua missão é "proteger as imagens do Santo Padre, para que a sua mensagem possa chegar de forma íntegra aos fiéis e a sua pessoa não seja instrumentalizada”.

"Com a mesma finalidade – prossegue –, a Secretária de Estado protege os símbolos e os brasões oficiais da Santa Sé, por meio de apropriados instrumentos de regulamentação previstos em nível internacional”.

Portanto, "para tornar a sua ação de proteção sempre mais eficaz em relação aos fins indicados e interromper situações de ilegalidade eventualmente surgidas, a Secretaria de Estado irá realizar atividades de vigilância sistemática, voltadas a monitorar as maneiras como a imagem do Santo Padre e os brasões da Santa Sé são utilizados, intervindo, se necessário, com medidas adequadas”.

Há alguns dias, circulou pela internet uma capa falsa do L'Osservatore Romano, jornal oficial da Santa Sé, por meio do qual pretendiam manipular uma informação diretamente relacionada com o Papa Francisco.

Neste mês, também colocaram em algumas ruas de Roma cartazes nos quais aparecia uma foto do Papa Francisco com o rosto sério e algumas críticas sobre seu pontificado.

Entretanto, o Escritório de Imprensa da Santa Sé explicou que o comunicado da Secretária de Estado não se refere a estes exemplos. "O comunicado se refere a todas as coisas de valor que são vendidas ou às pessoas que ganham dinheiro usando a imagem do Papa ou os brasões da Santa Sé", explicou a vice-diretora do Escritório, Paloma García Ovejero. "Falamos sobre o produto e o uso de imagens do Papa ou do brasão pontifício da Santa Sé que é explorado" em termos econômicos, acrescentou.

Confira também: