A Diocese de d'Aire-et-Dax, na França, divulgou uma nota de pesar pela morte da religiosa dominicana Marie-Bernadette, aos 110 anos de idade, no dia 13 de fevereiro.

O funeral da querida religiosa foi realizado no último dia 15, na capela do mosteiro de Dax, onde vivia. A religiosa completou 110 anos em 5 de janeiro deste ano, 89 anos da sua vida foram entregados a Deus.               

A Irmã Marie-Bernadette ia completar 90 anos de profissão religiosa no dia 18 de abril.

Esta religiosa vivia há 44 anos em um mosteiro na cidade de Dax, perto de Baiona. Ele viveu duas guerras mundiais e pôde ver dez Papas.

A revista espanhola ‘Alfa e Omega’ recorda que Grâcieuse, nome dado pelos seus pais, nasceu no dia 5 de janeiro de 1907. Sua língua materna era o basco, pois ela nasceu em Orsanco, uma pequena comuna francesa. Seus pais tiveram 12 filhos, entre eles, quatro mulheres foram freiras.

No ano passado, o jornal católico francês ‘La Croix’ fez uma reportagem sobre ela, onde a Priora do convento, Irmã Véronique, explica que, devido à idade, a tarefa de Marie-Bernadette ia mudando, “quando já não conseguia realizar os afazeres domésticos, ela fazia terços. E, quando já não conseguia fazê-los, rezava o dia todo” em francês, latim e basco.

"Rezai muito pelo Papa, pelas vocações e pela nossa congregação". "Deus é o essencial", costumava dizer a religiosa.

No mosteiro de Dax, as religiosas dominicanas têm uma vida de oração, contemplação e também se dedicam à costura e à confeitaria para conseguir recursos econômicos.

Em 2016, a Ordem dos Pregadores completou 800 anos de sua fundação, realizada por São Domingos de Gusmão.

Esta ordem tem muitos beatos e santos, entre eles Santa Rosa de Lima, São Martinho de Lima, São Juan Macías, São Vicente Ferrer, o Papa São Pio V e Santo Tomás de Aquino, doutor da Igreja.

Confira também: