O Papa Francisco fará uma breve, porém intensa viagem a Gênova no sábado, 27 de maio deste ano, e como destaque na agenda do Pontífice, estão um encontro com refugiados e a visita a um hospital infantil.

Além de celebrar a Santa Missa, haverá encontros com jovens, desabrigados, presos, representantes do clero, seminaristas, religiosos e autoridades civis.

De acordo com o programa da visita, publicado pela Diocese de Gênova, o Santo Padre chegará ao aeroporto de Gênova às 8h15 - horário de Roma -, onde será recebido pelo Arcebispo de Gênova, Cardeal Angelo Bagnasco, junto às autoridades civis.

Em seguida, o Papa será transladado à fábrica siderúrgica Ilva, onde se reunirá com o mundo do trabalho. Às 10h, Francisco se reunirá com bispos, sacerdotes, seminaristas e religiosos da região eclesiástica da Ligúria, na Catedral de Gênova.

Às 12h, o Bispo de Roma encontrará os jovens genoveses no Santuário de Nossa Senhora da Guarda e, em seguida, almoçará nas instalações do santuário com pobres, refugiados, desabrigados e presos.

Às 15h45, depois do almoço, o Papa se dirigirá ao hospital pediátrico Giannina Gaslini, onde consolará as crianças internadas. Para finalizar, às 17h30, presidirá a missa na área da Feira do Mar.

Esta será a quarta vez que um Papa visita a cidade de Gênova, depois das viagens realizadas por São João Paulo II em 1985 e 1990, e por Bento XVI em 2008.

Em uma carta publicada junto com o programa da visita, o Cardeal Bagnasco valorizou a presença do Santo Padre em Gênova.

O cardeal expressou que espera que "a visita do Papa possa nos confirmar na fé em Cristo e no zelo missionário".

Além disso, convidou para se preparar "para receber o Papa Francisco com esperança e inquietude. Que estes eventos, que fazem parte da história da Arquidiocese e da cidade, sejam sementes colocadas no solo fértil genovês e tragam bons frutos para todos".