Um grupo de cientistas revelou pela primeira vez o rosto do padroeiro dos namorados, São Valentim, que há 1700 anos, segundo a tradição, colocava sua vida em risco para unir casais em matrimônio e, depois, foi decapitado na época do imperador romano Marco Aurélio.

Segundo um artigo de ‘Daily Mail’ de 13 de fevereiro, o grupo de especialistas brasileiros reconstruiu, digitalmente e em 3D, o rosto de São Valentim depois de estudar seu crânio.

O método utilizado cruza as imagens do crâneo coma informação dos ossos que identificam a ascendência de São Valentim.

A reconstrução foi realizada durante três meses por um dos principais designers gráficos do país, Cícero Moraes, conhecido por ter recriado os rostos de Santa Rosa de Lima, São Martinho de Lima, São João Macías, Santa Paulina, entre outros. O material também foi submetido à revisão pelo Instituto de Medicina Legal no Rio de Janeiro.

“Este foi um projeto emocionante, complicado e raro de fazer. Não é usual ter acesso a uma relíquia como esta. Tivemos a sorte de estar no lugar certo na hora certa”, expressou.

A relíquia do santo, que é conservada na Basílica de Santa Maria de Cosmedin, em Roma, foi fotografada 250 vezes por José Luis Lira, pesquisador e escritor, e analisada pelo antropólogo forense Dr. Marcos Paulo Salles Machado.

Este último concluiu que o crâneo “pertenceu a um homem europeu de 55 anos ou mais”. A peça final será impressa como um busto branco no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer e, em seguida, passará para ser retocado por um artista sacro.

Em dois meses, o trabalho final será apresentado oficialmente no Brasil ou na Itália. A certeza é que a peça será entregue, finalmente, à Igreja de Santa Maria de Cosmedin, em Roma, onde se encontra o crâneo de São Valentim.

Confira também: