O Santuário de Fátima apresentou a imagem gráfica e a identidade visual da visita do Papa Francisco à Cova da Iria, que acontecerá nos dias 12 e 13 de maio, bem como o lema dessa viagem.

Durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira, o reitor do Santuário e coordenador geral da visita do Pontífice, Padre Carlos Cabecinhas, anunciou que o lema será “Com Maria, peregrino na esperança e na paz”.

De acordo com o sacerdote, o tema da paz para o lema se deu porque “a Paz nos liga ao Papa, ao seu pontificado e também à mensagem de Fátima, daí esta conjugação”.

Além disso, apresentou ainda a logo que, segundo ele pretende retratar “o estilo de simplicidade e clareza” do Santo Padre.

A imagem é de autoria do designer Francisco Providência. Conforme explica o próprio santuário mariano, trata-se do “desenho de um coração, feito em contas do rosário, rematadas por uma cruz, e tem inscrito, no interior, ‘Papa Francisco - Fátima 2017’ comportando ainda o lema da visita papal – ‘Com Maria, peregrino na esperança e na paz’ – e o logótipo das comemorações do centenário das aparições”.

No cartaz, esta imagem é somada a uma foto do Papa Francisco sorrindo e acenando.

“Procurámos valorizar a proximidade física e simpática do Papa, que, a sorrir, acena com a mão num gesto de saudação e bênção”, explica o designer Francisco Providência.

De acordo com ele, a intenção do projeto é “traduzir, pela comunicação gráfica, um Papa mensageiro da misericórdia e da paz, tão simples e acessível como o Santo que lhe deu nome, mas associando a sua visita ao Santuário Mariano de Fátima, recorrendo para isso aos seus sinais mais universais – coração e rosário”.

O Papa vem para rezar

O reitor do Santuário, Pe. Carlos Cabecinhas, reforçou que “o Papa virá em peregrinação ao Santuário de Fátima, para rezar com os peregrinos que o acompanham aqui e pelos meios de comunicação social. É por vontade expressa do Papa que assim aconteça”.

Para o sacerdote, esta visita “pretende ser ação de graças para o dom que é Fátima para a Igreja e para o mundo, no centenário”.

“Permitirá ouvir a voz profética do Papa, e a expetativa é de que sejam muitos a vir a Fátima para o ver e rezar com ele”, declarou. Assinalou ainda que há a expectativa de que o fluxo de peregrinos seja “muito significativa” e “maior” do que em 2010, quando Bento XVI visitou Fátima por ocasião do 10º aniversário da beatificação de Jacinta e Francisco, dois dos pastorinhos videntes da Virgem.

O coordenador geral da visita garantiu que todos os peregrinos serão bem acolhidos. “Haverá lugar para todos, para participar de algum modo na celebração, mesmo que não estejam no recinto”, pois serão disponibilizados telões em diversos pontos.

Além disso, Pe. Cabecinhas informou que a peregrinação aniversária internacional seguirá o horário habitual dessas grandes celebrações que ocorrem anualmente em maio e outubro.

Quanto ao programa oficial da visita, afirmou que deverá ser apresentado apenas cerca de “dois meses” antes da viagem. Entretanto, adianto que “o Papa virá diretamente para Fátima, portanto, a visita não começará em Lisboa”.

Confira também: