A Arquidiocese de Lima (Peru) informou que o Papa Francisco ratificou o Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, Primaz do Peru, como membro da Pontifícia Comissão para a América Latina por mais cinco anos.

Em uma nota divulgada no último dia 7 em seu site, a Arquediocese indicou que essa ratificação ocorreu através de um documento da Secretaria de Estado do Vaticano em 20 de dezembro de 2016, o qual foi entregue ao Cardeal durante a sua última viagem a Roma (Itália).

O documento vaticano observa que o Pontífice nomeou o Cardeal Juan Luis Cipriani “para fazer parte da Pontifícia Comissão para a América Latina pelos próximos cinco anos”. Este anúncio, indicou a Arquidiocese, “é um sinal de confiança do Santo Padre ao nosso Arcebispo no governo central da Igreja”.

Além disso, recordou que esta ratificação “é somada às recentes da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos; e da Congregação para as Causas dos Santos. O Arcebispo de Lima desempenha estas funções, desde 2001, depois de ter sido criado Cardeal do Peru”.

O Purpurado também é membro do Conselho Econômico da Santa Sé, formado pelo Papa Francisco para reformar e gerenciar as atividades econômicas e administrativas do Vaticano.

A Pontifícia Comissão para a América Latina é o órgão da Cúria romana fundado em 21 de abril de 1958 pelo Papa Pio XII para se dedicar a todas as questões relacionadas à América Latina.

Também é o único departamento da Cúria Romana dedicado especificamente a uma região do mundo. Esta Comissão supervisiona os trabalhos, coordena e apoia o Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM).

Confira também: