O Papa Francisco pediu um maior compromisso dos governos do mundo na luta contra o tráfico de pessoas e na ajuda às vítimas.

Durante a Audiência Geral desta quarta-feira, 8 de fevereiro, na Sala Paulo VI, o Santo Padre recordou que “hoje se celebra a Jornada de Oração e Reflexão Contra o Tráfico de Pessoas, que este ano é dedicada de forma particular às crianças e aos adolescentes”.

“Encorajo as pessoas que, de algum modo, ajudam os menores escravizados e abusados a se libertarem desta opressão”, continuou.

“Auspicio aos que têm responsabilidade de governo que combatam com decisão esta chaga, dando voz aos nossos irmãos mais pequeninos, humilhados em sua dignidade. É preciso fazer todo esforço para debelar este crime vergonhoso e intolerável”.

O Pontífice mostrou em várias ocasiões sua preocupação pelo tráfico de pessoas e o seu compromisso na erradicação deste crime contra os direitos humanos que afeta mais de 40 milhões de pessoas.

Após a conferência internacional sobre o tráfico de pessoas realizado no Vaticano em abril de 2014, o Papa criou o grupo “Santa Marta”, com o objetivo de combater “a praga social do tráfico de pessoas, unida a novas formas de escravidão, cujas vítimas são homens e mulheres, muitas vezes crianças, exploradas, aproveitando sua pobreza e marginalização”, segundo ele mesmo indicou.

Do mesmo modo, na audiência de hoje, Francisco também recordou a celebração do Dia Mundial do Doente, que acontecerá em Lourdes no próximo sábado, 11 de fevereiro, dia de Nossa Senhora de Lourdes.

“A celebração principal acontecerá em Lourdes e será presidida pelo Cardeal Secretário de Estado. Convido a rezar, por intercessão de nossa Santa Mãe, por todos os doentes, especialmente por aqueles que estão mais grave e abandonados, e também por todos aqueles que se preocupam com eles”.

Foi o Papa São João Paulo II quem instituiu o Dia Mundial do Doente. A primeira celebração aconteceu em Lourdes, em 11 de fevereiro de 1993.

Este ano, celebra-se sua 25ª edição e terá o tema “Admiração pelo que Deus faz: ‘o Todo-Poderoso fez em mim maravilhas’ (Lc 1, 49)”.

O Papa Francisco, em sua mensagem por ocasião do 25º Dia Mundial do Doente, publicada em dezembro de 2016, indicou que esta celebração “dá ocasião para se prestar especial atenção à condição dos doentes e, mais em geral, a todos os atribulados”.

Este Dia, escreveu, também “convida quem se prodigaliza em seu favor, a começar pelos familiares, profissionais de saúde e voluntários, a dar graças pela vocação recebida do Senhor para acompanhar os irmãos doentes”.

Confira também: