Por ocasião do Super Bowl, o jogo que marca a final do campeonato de Futebol Americano nos Estados Unidos e que, além disso, é um dos eventos esportivos mais assistidos do mundo, o Papa Francisco gravou uma mensagem falando sobre o papel do esporte na construção de uma cultura do encontro e da paz.

Em sua vídeo-mensagem que foi ao ar durante o jogo New England Patriots X Atlanta Falcons este domingo, o Santo Padre afirmou: “Os grandes eventos esportivos como o Super Bowl de hoje são extremamente simbólicos, o que demonstra que é possível construir uma cultura do encontro e um mundo de paz”.

“Ao participar do esporte, somos capazes de ir além do próprio interesse pessoal e, de uma maneira saudável, aprendemos a nos sacrificar, a crescer em fidelidade e no respeito às regras”, acrescentou o Santo Padre na mensagem que gravou em espanhol.

“Que o Super Bowl deste ano seja um símbolo de paz, de amizade, de solidariedade para todo mundo. Obrigado”, conclui a saudação do Papa.

A audiência do Super Bowl supera os 100 milhões de telespectadores apenas nos Estados Unidos e é transmitido a 180 países em 25 diferentes línguas.  Segundo a revista Forbes, estima-se que o Super Bowl tem uma audiência global maior que eventos como as Olímpiadas, as Olímpiadas de inverno e a Copa do Mundo da FIFA. Esta foi a primeira vez que um Papa enviou uma mensagem pelo evento.           

Confira também: